Os Geraldos realizam 8ª Mostra Geral do Teatro com eventos gratuitos
O grupo Os Geraldos realiza mais uma edição da Mostra Geral do Teatro, de 12 a 17 de dezembro. Este ano, com uma programação especial em homenagem ao premiado diretor mineiro Gabriel Villela. Haverá exibição de espetáculos dirigidos por Villela no canal do Youtube do grupo Os Geraldos. Também serão oferecidas atividades formativas em ambiente virtual e ainda: a Masterclass sobre Captação e Comunicação, com Carolina Delduque e Diogo Rios, que acontecerá presencialmente, no Teatro de Arte e Ofício, sede do grupo Os Geraldos em Campinas. Todas as atividades são gratuitas.
Diretor, cenógrafo e figurinista, Gabriel estudou Direção Teatral na Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional em 1989 com “VOCÊ VAI VER O QUE VOCÊ VAI VER”, de Raymond Queneau, e “O CONCÍLIO DO AMOR”, de Oscar Panizza. Desde então, recebeu 3 Prêmios Molière, 3 Prêmios Sharp, 12 Prêmios Shell, 10 Troféus Mambembe, 6 Troféus APCA, da reconhecida Associação Paulista de Críticos de Arte, 5 Prêmios APETESP, da Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo, 2 Prêmios PANAMCO e 1 Prêmio Zilka Salaberry. Dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, além de shows de Maria Bethânia, Elba Ramalho, Milton Nascimento e Ivete Sangalo. Dirigiu musicais, óperas, dança e especiais para TV. Foi Diretor Artístico do Teatro Glória/RJ (1997/99) e também do TBC Teatro Brasileiro de Comédia/SP (2000/01). Tornou-se um dos mais renomados diretores teatrais com reconhecimento internacional, sendo convidado a participar de Festivais nos EUA, Europa e América Latina. Com o Grupo Galpão (ROMEU E JULIETA), Gabriel Villela foi convidado para uma temporada no Globe Theatre, em Londres, conquistando a crítica e o exigente público londrino.
No eixo de exibição de espetáculos dirigidos por Villela, destaca-se “Romeu e Julieta” (dia 14, às 21 horas) e “A Paixão segundo Ouro Preto” (dia 16, às 21 horas), ambos do Grupo Galpão, e “Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico” (dias 13, 14 e 15, às 23 horas) e “Ubu Rei” (dias 16 e 17, às 23 horas), trabalhos recentes de Villela com o grupo Os Geraldos. Também serão exibidos trechos de espetáculos importantes do diretor, como “A Tempestade” e “Estado de Sítio”.
O eixo de atividades formativas também oferece ações em homenagem ao diretor, com a exibição da “Masterclass de Gabriel Villela” (dia 12, às 19h30) e da entrevista “O Ateliê de Gabriel Villela” (dia 13, às 20 horas), ambos para que o público saiba mais sobre a vida e a obra do diretor. Além disso, serão oferecidas várias oficinas promovidas por integrantes do grupo Os Geraldos e ainda, ao longo semana, estarão disponíveis, em canal do Youtube do grupo, sete vídeos de encontros com profissionais reconhecidos na teoria e na prática de campos de trabalho pertinentes à Economia Criativa, trazendo um debate sobre os desafios de cada campo dentro da gestão cultural.
O eixo presencial acontece no Teatro de Arte e Ofício (TAO), sede do grupo Os Geraldos, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, com a “Masterclass sobre Captação e Comunicação”. Quem promove esta ação é Carolina Delduque, atriz, gestora e fundadora do grupo Os Geraldos, em diálogo com Diogo Rios, que atua profissionalmente no campo do marketing cultural e esportivo, acumulando 10 anos de experiência enquanto responsável pela área de patrocínios nas diversas empresas pelas quais passou.
Os Geraldos
O grupo Os Geraldos, que existe há 14 anos em Campinas, já circulou por mais de 80 municípios – do interior paulista, outras regiões brasileiras e do exterior -, além de oferecer cursos de teatro e gestão cultural. Administra o Teatro de Arte e Ofício, um dos mais tradicionais espaços independentes da Cultura de Campinas (SP), que o grupo revitalizou em 2017 e o tornou sua quarta sede, potencializando suas atividades de criação teatral, formação artística, difusão e gestão cultural. Pela atuação em todas essas áreas, o grupo foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais, em 2017, e já recebeu 44 prêmios, em festivais nacionais e internacionais.
O nome, Os Geraldos, tanto presta uma homenagem ao distrito de Barão Geraldo – à Unicamp, onde o grupo foi fundado – quanto remete ao seu propósito: o teatro para um público geral, para qualquer Geraldo, um nome comum brasileiro. Representa, portanto, a síntese dessa identidade, construída entre a erudição da pesquisa acadêmica e a poesia do teatro popular.
Programação
De 12 a 18/12
7 Vídeos dos Encontros de Economia Criativa disponíveis em nosso canal do YouTube:
1- Gestão Cultural – Andrea Alves e Gilma Oliveira
2- Políticas Culturais no Brasil – Alexandre Barbalho e Naiene Sanchez
3- Modelagem de Projetos Culturais – André Araújo e Daniele Torres
4- Produção Cultural – Deolinda Vilhena e Claudio Fontana
5- Produção de Grupos – Pedro de Freitas e Rômulo Avelar
6- Curadoria e Festivais – Celso Curi e Felipe de Assis
7- Comunicação e Marketing – Carlota Cafiero e Diogo Rios
Dia 12
19h – Live de abertura, com Paula Guerreiro, Instagram do grupo (30 minutos)
19h30 – Exibição de Masterclass de Gabriel Villela, pelo YouTube do grupo (2 horas)
Dia 13
18h30 – Oficina de adaptação de recursos técnicos para criação de espaços cênicos, com João Victor Fernandes, pela plataforma Zoom
19h30 – Live “O Teatro de Gabriel Villela”, com Paula Guerreiro, Instagram do grupo (30 minutos)
20h – Transmissão de trechos de peças de Gabriel Villela, pelo YouTube
23h – Exibição do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, com direção de Gabriel Villela e texto de Claudia Barral, no YouTube do grupo (com legendagem descritiva)
Dia 14
18h30 – Live “O Teatro de Gabriel Villela”, com Paula Guerreiro, Instagram do grupo (30 minutos)
19h – Transmissão de trechos de peças de Gabriel Villela, pelo YouTube
20h – Exibição de Masterclass “O Ateliê de Gabriel Villela”, no Youtube do grupo
21h – Exibição de Romeu e Julieta, do grupo Galpão, com direção de Gabriel Villela, no Youtube do grupo (com libras)
23h – Exibição do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, com direção de Gabriel Villela e texto de Claudia Barral, no YouTube do grupo (com legendagem descritiva)
Dia 15
19h – Masterclass sobre Captação e Comunicação, com Diogo Rios e Carolina Delduque, no TAO (atividade presencial)
23h – Exibição do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, com direção de Gabriel Villela e texto de Claudia Barral, no YouTube do grupo (com legendagem descritiva)
Dia 16
19h Bate-papo sobre “Gestão de espaços culturais” com a Cia Cênica e Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, no youtube pelo Streamyard (2 horas)
21h Exibição do espetáculo adaptado para TV “A Paixão segundo Ouro Preto”, do grupo Galpão, com direção de Gabriel Villela, no Youtube do grupo
23h – Exibição do espetáculo “Ubu Rei”, com direção de Gabriel Villela e texto de Alfred Jarry, no YouTube do grupo (com legendagem descritiva)
Dia 17
14h – Masterclass online sobre Comunicação para grupos Artísticos, com Tatiana Alves, na plataforma Zoom
15h Masterclass online Criação dramatúrgica em espaços sócios-educativos, com Julia Cavalcanti, na plataforma Zoom
16h – Masterclass online “Visões Filosóficas do Riso”, com Douglas Novais, na plataforma Zoom
17h – Princípios básicos de maquiagem para teatro, com Gileade Batista, na plataforma Zoom
23h – Exibição do espetáculo “Ubu Rei”, com direção de Gabriel Villela e texto de Alfred Jarry, no YouTube do grupo (com legendagem descritiva)