Pular para o conteúdo

Organon transforma fábrica em complexo farmacêutico verde em Campinas

  • por
Organon

Empresa global de saúde feminina investe em área de proteção ambiental para 90 espécies de pássaros, planta 350 árvores nativas da região, recupera mata ciliar do Rio Atibaia e projeta reserva privada ao redor de unidade

A Organon acaba de transformar a sua fábrica de Campinas (SP) em um complexo farmacêutico verde e sustentável. Inicialmente, a companhia farmacêutica global de saúde feminina pretendia instalar 3.120 placas de energia solar no local, mas foi além e investiu na área de proteção ambiental ao seu redor para preservar o habitat de cerca de 90 espécies de aves nativas da região, como o pica-pau-do-campo, o periquitão-maracanã, o frango d’água e o tucanuçu — o maior tucano do mundo.

Além disso, a Organon promoveu o plantio de 350 árvores nativas da região ao redor do complexo industrial, no bairro de Nova Souzas, reforçando a floresta. A empresa também promoverá a recuperação da mata ciliar às margens do Rio Atibaia, que passa ali, e planeja criar uma reserva ambiental particular. O objetivo é ampliar a cobertura de vegetação e proteger o microclima na região.

Os primeiros resultados da política de sustentabilidade da Organon já podem ser vistos. Além do santuário para aves e do plantio de árvores, a companhia reduziu a sua emissão de gás carbônico em 290 toneladas por ano a partir da geração própria de energia solar — que já responde por 18% do total consumido pela fábrica.

“Temos um planejamento global para produção de energia renovável e zerar emissões de carbono, mas queríamos ir ainda mais além. Então, decidimos preservar o habitat dos pássaros na região para que as placas fotovoltaicas não causassem estranhamento às aves e as expulsassem daqui”, explica o gerente de meio ambiente da Organon, Leonardo Gonçalves. “Somando isso ao replantio de árvores para melhorar o microclima com a floresta em pé e enriquecendo a vegetação com a recuperação da mata ciliar, geramos uma combinação de ações que proporcionam um impacto positivo à biodiversidade da região”.

As ações são discutidas com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, já que envolvem uma área de proteção ambiental. “Queremos ser exemplo para o mercado. Tudo isso é amplamente conversado e discutido com a secretaria e nosso sonho é criar uma reserva privada para garantir a perenidade dessa floresta que vamos recuperar e enriquecer”, completa ele.