Operacionalização do Banco de Ração e Utensílios começará na próxima terça
O prefeito Dário Saadi anunciou nesta sexta-feira, 12 de maio, em cerimônia na Sala Azul, o início da operacionalização do Banco de Ração e Utensílios para Animais do Município de Campinas. A partir da próxima terça-feira, 16 de maio, interessados elegíveis já poderão se cadastrar para o recebimento das doações. O programa abrangerá famílias em condição de vulnerabilidade social que possuam animais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes cadastrados no Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). O objetivo é captar doações de rações e utensílios para cães e gatos e promover a sua distribuição, diretamente ou por entidades previamente cadastradas.
A gestão do Banco de Ração é do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA), da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) em parceria com o CMPDA. A intenção do programa, instituído por lei em 26 de julho de 2021 e que passou por regulamentação, é promover a saúde dos animais. A lei prevê ainda que os produtos sejam captados junto a doadores, e enquanto as parcerias estão sendo formalizadas, o DPBEA abrirá licitação para compra de R$ 450 mil em ração. A verba é proveniente de emenda impositiva do vereador Paulo Haddad.
“Campinas é referência na proteção animal com o Samu Animal, o Castramóvel, as Clínicas Veterinárias Móveis e agora com o Banco de Ração. Esperamos que a solidariedade da população – que é muito presente em todas as campanhas que a Prefeitura faz – também se materialize no Banco de Ração”, disse o prefeito. “A expectativa é muito boa e é fundamental a participação da sociedade para que o programa evolua bem”, completou Dário Saadi.
De acordo com o Secretário do Verde, Rogério Menezes, a prioridade do programa são as pessoas mais carentes; em seguida estão os protetores independentes e depois as ONGs. “A ideia é que nenhum animal, nas famílias mais vulneráveis, passe fome – como aconteceu, infelizmente durante a pandemia. Esta campanha vai tomar a sociedade, a solidariedade ‘vai explodir’ e vamos arrecadar muita ração!”, disse Rogério Menezes.
O secretário do Verde informou ainda que para receber o benefício é preciso que a pessoa esteja no cadastro social da Prefeitura. E para o controle da destinação do benefício, o DPBEA exige que os animais sejam microchipados. “É só levar o animal em uma das Clínicas Veterinárias Móveis para que passe por uma consulta, seja vacinado e michochipado gratuitamente”, completou.
O evento reuniu voluntários, protetores independentes, representantes de ONGs. Também estavam presentes o diretor do DPBEA, Vagner Bellini; o diretor de Relações Institucionais, Marcos Lena; o coordenador de Gestão de Animais, Rodrigo Pires; a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Maria José de Mattos; o presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), Flávio Lamas; os vereadores Paulo Haddad, Carlinhos Camelô, Zé Carlos; e o deputado estadual Dirceu Dalben.
Como fazer parte do programa
Para participar, os interessados podem enviar a partir de hoje e-mail para o [email protected]. Na próxima terça-feira, dia 16, os interessados receberão um link para realizar o cadastro no sistema. O interessado deverá comprovar vulnerabilidade, para isso terá que apresentar número do cartão do programa social em que está inscrito. Depois de aprovado o cadastro, o conselho informa ao DPBEA, que será responsável pela logística (retirada e distribuição da ração), o local onde a ração ou utensílio deverá ser entregue.
Compete ao CMPDA fazer uma avaliação técnica quanto à necessidade de recebimento de ração e material para animais de companhia. O objetivo é dar condições para os responsáveis promoverem a saúde animal. O DPBEA fará a distribuição das rações a partir dos critérios definidos pelo cadastramento de quem terá o direito de receber as doações.
Microchipagem
A população pode levar os cães e gatos para atendimento veterinário, vacinação e michochipagem nas Clínicas Veterinárias Móveis. O serviço é gratuito. Não é necessário agendamento prévio. É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência de Campinas e ser maior de 18 anos. Os atendimentos são das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A Unidade 1 está instalada na Região Padre Anchieta (antigo Centro de Saúde), Av. Papa João Paulo II, 670, VI Padre Anchieta.
A Unidade 2 realizando atendimentos na Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, 12-76, Sousas.
As clínicas itinerantes permanecem nestes locais até 1º de junho, depois atenderão em outros bairros da cidade.