gm

Uma força-tarefa desencadeada na tarde desta sexta-feira, 12 de julho, fiscalizou estabelecimentos que comercializam sucatas e recicláveis. A operação teve como foco identificar os receptadores de fiação de cobre furtados de semáforos e estações do BRT e coibir o comércio ilegal deste material. A operação teve como alvo oito estabelecimentos e sete foram fiscalizados. A ação envolveu equipes da Guarda Municipal, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Urbanismo.


A ação resultou na apreensão de aproximadamente 1.115 quilos de fiação de cobre em quatro estabelecimentos. Em três deles, foram realizados procedimentos administrativos com aplicação de multa de R$ 4.500,00 e recolha do material. No quarto estabelecimento, além das medidas administrativas, um homem foi detido e encaminhado à 2ª Delegacia Seccional. No local, as equipes encontraram 43 quilos de cabos de energia subterrânea da iluminação da estação do BRT, que foram reconhecidos pela equipe de segurança da Emdec. 

Os alvos da ação foram levantados e estavam sendo monitorados pelo Setor de Inteligência da Guarda Municipal. Ficam no Centro e bairros Botafogo, Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos e na região do Balão do Laranja. “É importante realizar o combate ao comércio ilegal de fiação de cobre e aos receptadores deste material. Ao coibir a receptação, também se reduz o furto deste produto, porque as pessoas que praticam esses crimes não terão para quem vender”, explicou a Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares. 

Para a Emdec, a operação vai minimizar os prejuízos à população. “O objetivo da ação é justamente coibir o prejuízo que temos tido e o risco à população, de, por exemplo, ter uma estação de transferência, no horário noturno, sem iluminação ou um semáforo inoperante. A cidade está sendo onerada e o risco é iminente, pois a cada novo furto temos um espaço entre o furto e chegada do agente, então aquela área fica vulnerável”, ressaltou Marcelo Carpenter, coordenador de fiscalização e operação de trânsito da Emdec.

Segundo a Empresa de Desenvolvimento de Campinas, em 2024, 81 semáforos foram prejudicados por furto de fiação, gerando um prejuízo de cerca de R$ 75 mil. Ainda de acordo com a Emdec, só neste ano foram duas tentativas de furto de câmeras em estações do BRT e uma média de uma ocorrência de furto de cabo nos corredores BRT por semana.