Você sabe o que é esporotricose? Essa é uma doença infecciosa causada pelo fungo Sporothrix, encontrado no solo, em plantas e detritos vegetais, e a infecção geralmente ocorre quando há contato direto da pele com o material contaminado.
A transmissão da esporotricose para os humanos normalmente ocorre por meio de arranhões ou ferimentos (pode ser por conta de gatos e cachorros infectados, também) na pele que entram em contato com o fungo presente no ambiente. Os profissionais que lidam com plantas, como jardineiros, agricultores, e pessoas que manipulam solo de forma intensiva, têm maior risco de contrair a doença.
O que é esporotricose e seus sintomas
Os sintomas da esporotricose podem variar, dependendo da forma clínica da infecção. A forma mais comum é a cutânea, caracterizada pelo surgimento de feridas ou lesões na pele, geralmente nos braços, pernas ou rosto. Se a infecção não for tratada adequadamente, pode se espalhar para outras partes do corpo.
O tratamento da esporotricose geralmente envolve o uso de antifúngicos, administrados por via oral. Em alguns casos, quando há complicações ou disseminação da infecção, podem ser necessários medicamentos antifúngicos mais potentes ou tratamento intravenoso.
Neste ano, a UVZ Campinas já realizou uma série de ações associadas à esporotricose. Além disso, outras estão em discussão e planejamento para serem implementadas na cidade.
- Capacitação sobre esporotricose para profissionais no CS Santos Dumont
- Casa-a-casa na área do CS Santos Dumont
- Capacitação sobre esporotricose no CS Costa e Silva
- Casa-a-casa na área do CS Costa e Silva
- Capacitação sobre esporotricose no CS San Diego
- Ação educativa na área do Abaeté 2