Novos aprendizes são recepcionados em cerimônia no Salão Vermelho
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas recepcionou, nesta quarta-feira, 31 de março, 84 novos aprendizes que vão atuar nas secretarias da Prefeitura. Outros 20 jovens serão recepcionados no dia 17 de abril.
A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel.
Para a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, a presença dos Aprendizes na Prefeitura é uma rica troca de experiências. “Este é um programa muito importante, porque aqui além de aprenderem sobre rotinas administrativas, aprendem a importância do papel do Estado na vida dos cidadãos , além de exercitarem a convivência em um ambiente de trabalho. É uma porta para o mercado”, disse.
Eliane explicou que este ano a opção foi fazer uma cerimônia, para todos se sentissem acolhidos. “Foi uma cerimônia curta, feita em dois grupos, mas acredito que tenha sido muito importante para eles e para nós, que pudemos ver as carinhas de quem vai atuar conosco por um período”, explicou.
Entre os temas abordados no encontro, o papel do Estado e dos colaboradores que atuam na Administração e Direitos Humanos foram os destaques. “Também falamos sobre a responsabilidade de cada um deles nesta nova etapa da vida e as possibilidades que poderão construir como agentes transformadores importantes na Administração e no seio da sociedade”, completou a secretária.
O contrato dos jovens é de 16 meses e eles recebem uma bolsa de um salário mínimo (R$ 1.045,00). Neste período, eles participam de atividades práticas, no ambiente de trabalho, e das teóricas, que são realizadas na instituição, que neste caso é a Centro de Aprendizagem e mobilização pela Cidadania (CAMPC) – Patrulheiros de Campinas.
Durante a atuação, os jovens aprendem rotinas administrativas, como conferência e triagem de documentos, arquivo, preenchimento de planilhas e formulários, preparação de minutas, orientação a funcionários, requisição e controle de materiais.
Neste momento de pandemia, com a contratação dos jovens aprendizes, a Prefeitura também cumpre um papel fundamental na redução da situação de vulnerabilidade social dos jovens incluídos no programa e de suas famílias, sendo esta ação mais um instrumento na garantia de direitos e redução das desigualdades sociais.
Outro ponto importante do programa é o desenvolvimento de competências pessoais. Iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade, empatia, capacidade de observação, autocontrole, comunicação e criatividade são alguns dos aspectos desenvolvidos.