Novo espetáculo do Lume Teatro, “Kintsugi, 100 memórias”, faz apresentações no Sesc Campinas
Após estreia e temporada em São Paulo, no Sesc Paulista, o Lume Teatro – grupo sediado em Campinas há 34 anos – traz para sua cidade o espetáculo “Kintsugi, 100 memórias”, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, às 20h, no Galpão do Sesc Campinas. O espetáculo passou também pelo FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina-PR, e pelas cidades de Bauru-SP, Fortaleza-CE e Florianópolis-SC.
“Kintsugi, 100 memórias” parte dos limites da teatralidade para tratar de um tema comum: a memória, apresentada como um exercício do presente. Através da autoficionalização desconstruída, histórias pessoais e coletivas (do próprio grupo e de pessoas pesquisadas pelos atores) são apresentadas crises passadas, erros cometidos, cicatrizes de cada história. “Kintsugi, 100 memórias” propõe um reencontro com a dor como ato de superação.
Criado pelos atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, o espetáculo tem a direção do argentino Emilio García Wehbi; dramaturgia do carioca Pedro Kosovski e desenho sonoro de Janete El Haouli e José Augusto Mannis.
Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro, e também a arte que consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.
Com valores entre R$ 5 e R$ 17, os ingressos estão à venda no portal sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades. No Sesc Campinas venda na Loja da Unidade de terça a sexta, das 8h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Link para o vídeo-teaser doespetáculo:https://www.youtube.com/watch?v=2VRXe7sLM5sSobre o Lume Teatro
Sobre o Lume Teatro
“Trabalhar o ator é, sobretudo, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador.”
(Luís Otávio Burnier)
O Lume Teatro é um núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e, ao mesmo tempo, é um coletivo de sete atores e atrizes que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada um. Ao longo de 34 anos, tornou se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais. Com sede no distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP, o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, projetos itinerantes, trocas culturais, assessorias, simpósios acadêmicos, reflexões teóricas e publicações de livros, que celebram o teatro como a arte do encontro.