Novembro Azul: veja a programação e se previna contra o câncer de próstata
A Prefeitura de Campinas realiza diversas ações durante o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e de alerta à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. As atividades são promovidas por meio da Secretaria de Saúde e da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. Incluem palestras, rodas de conversa e realização de exames.
O Novembro Azul da Rede Mário Gatti será aberto nesta terça-feira, dia 9 de novembro, na área externa da recepção de visitas do Hospital Municipal Mário Gatti (HMMG), às 14h. O evento terá música e palestras do presidente da Rede e urologista Sérgio Bisogni, e do coordenador do centro cirúrgico e referência técnica da urologia do Hospital Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira.
Neste mês também ocorrerá o Desafio da Vida Saudável, com palestras sobre nutrição, exercícios físicos, alimentação saudável e saúde mental para trabalhadores da Rede e público em geral. As palestras serão complementadas pela afericação de peso, altura e índice de massa corpórea. Os encontros serão realizados nos dias 10, 17 e 24/11, das 10h às 11h, no anfiteatro do Ambulatório do HMMG, e dias 16, 23 e 30/11, das 13h30 às 14h30, no anfiteatro do Hospital Ouro Verde.
As inscrições para o Desafio Vida Saudável devem ser feitas no setor de Humanização do Mário Gatti pelos fones 3772-5880 ou 3772-5959 ou pelo e-mail: [email protected].
Especificamente para seus trabalhadores, ao longo de todo o mês, a Rede oferecerá exames para o diagnóstico precoce de câncer de próstata. O público-alvo da ação da Rede são homens com mais de 45 anos, que não fizeram exame de próstata em 2021 e 2022. O agendamento da consulta, coleta do PSA e entrega da urina deve ser feito na Unidade de Saúde do Trabalhador, nos ramais 5720 e 5861, ou pessoalmente, das 7h às 17h.
Secretaria de Saúde
Os Centros de Saúde do município se mobilizaram para oferecer consultas, testes rápidos, exames laboratoriais, aferição de pressão e consultas, além de atividades físicas e práticas integrativas. Também haverá evento para profissionais, na sexta-feira, 18/11, direcionado aos coordenadores de unidades de saúde e apoiadores institucionais dos Distritos de Saúde.
Com foco em promoção da saúde integral do homem, o encontro ocorrerá no Auditório do Ceprocamp, na Avenida 20 de Novembro, 145, Centro, das 9h às 11h. Serão quatro palestras: Atualização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata para a equipe multiprofissional na Atenção Primária à Saúde, com o coordenador do HMMG, Fábio Tadeu Ferreira; Atividade Física e Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) com o tutor de Educação Física da Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde, Kleber Rodolfo Albino Ferreira; Autocuidado Apoiado como Ferramenta de Promoção de Saúde na Atenção Primária Campineira, com o tutor do Mais Médicos Campineiro, Eduardo Tomasielo; e Pré Natal do Parceiro com o ginecologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), André Pampanini.
Ações divididas por Distritos de Saúde
Para participar das ações realizadas pelos Centros de Saúde, basta os moradores da área de abrangência comparecerem aos CSs.
Região Leste
Durante todo o mês, o CS Carlos Gomes terá reserva de agenda médica para o público-alvo, já o CS Centro, também no mês inteiro, promove acolhimento, exames laboratoriais, testes rápidos, vacinação e conscientização sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente, estimulando a prática de exercícios físicos e alimentação saudável. Profissionais da unidade também farão panfletagem na Rua 13 de Maio com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata e dar orientações relativas à promoção de saúde.
O CS Costa e Silva oferece às quintas-feiras, das 14h às 19h, consulta de enfermagem, marcação de retorno, vacinação, testes e orientações de saúde física e mental. No sábado, 19/11, o CS Joaquim Egídio, promove ações das 8h às 17h, na Fazenda Bonfim, Santa Maria e Condomínio Riqueza, incluindo aferição de pressão e glicemia, vacina, testes rápidos e conscientização sobre saúde física e mental.
Outra unidade a realizar ações é o CS Conceição, de 21 a 25/11, das 17h às 19h. Terá acolhimento, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, solicitação de exames e consultas.
O CS Sousas também realizou atividades em prol do Novembro Azul.
Região Noroeste
Além do Centro de Saúde Pedro Aquino, que já promoveu atividades relacionadas ao Novembro Azul, o CS Florence terá um café da manhã no sábado, dia 26/11. Na agenda do dia há palestra do grupo de tabagismo, solicitação de exames, aferição de pressão e glicemia e exame de toque retal.
Região Norte
O Distrito de Saúde Norte também reservou o sábado, 19/11, das 8h às 13h, para promover evento em prol do Novembro Azul. Os Centros de Saúde Anchieta, Aurélia, Barão Geraldo, São Marcos e Santa Bárbara realizarão as seguintes atividades: caminhada, vacinação de covid e de HPV para meninos, atualização vacinal para adultos, testagem de ISTs, avaliação de pressão arterial, solicitação de exames e práticas integrativas.
Região Sudoeste
A atividade do Distrito de Saúde Sudoeste também será realizada no sábado, 19/11, das 7h às 13h. O evento será na Praça da Juventude, na rua Abigail Zeni Nader, s/n, no DIC 5, e terá como objetivo promover a saúde do homem. Haverá caminhada, aulas de dança, Festival Futebol Mirim (com times das comunidades vizinhas) e exposição de carros clássicos. Serão oferecidos ainda testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites.
Região Sul
O Centro de Saúde São José realiza, em todas as terças de novembro, das 8h às 13h, rodas de conversa em sala de espera e ações educativas em bares. Outra unidade que promove ação é o CS Vila Rica. Será nesta quinta-feira, 10/11, das 8h às 18h. Haverá atualização vacinal e consulta de enfermagem com foco no autocuidado e fortalecimento do homem em questões de saúde.
O CS São Bernardo também promove oferta de vacinação e educação em saúde no dia 17/11, das 8h às 18h. Já CS Figueira e o CS Fernanda realizam atividades no sábado, 19/11. O Figueira fará busca ativa de pacientes hipertensos e crônicos com divulgação dos atendimentos oferecidos. Será das 8h às 18h. No CS Fernanda, as ações vão das 8h às 14h, com atendimento de enfermagem, verificação de pressão e glicemia e avaliação de saúde bucal.
As atividades do Distrito Sul terminam em 26/11 com ação do CS Campo Belo, das 8h às 14h. Constam da agenda educação em saúde, verificação de pressão e glicemia, avaliação de saúde bucal, práticas integrativas e atualização vacinal. O CS Vila Ipê também realizou atividades no início do mês.