Nova vacina contra a dengue começa a ser aplicada nesta terça para parte dos profissionais de saúde
A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu, no último sábado, 7 de fevereiro, as doses da nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A distribuição para os Centros de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 9, e a aplicação do imunizante acontecerá a partir desta terça-feira, dia 10, para os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
A nova vacina contra a dengue será disponibilizada em seis centros de saúde espalhados pelo município neste primeiro momento, para atender à demanda do público-alvo. Na terça-feira, dia 10, estarão disponíveis para a imunização o CS Vila Ipê (Suleste), CS Vila Perseu Leite de Barros (Noroeste) e CS Jardim Aurélia (Norte). A partir de quarta-feira, dia 11, compõem a lista os Centros de Saúde, Tancredo Neves (Sudoeste), Nova Améria (Sul) e Jardim Guanabara (Leste). Os endereços podem ser encontrados no link: https://vacina.campinas.sp.gov.br.
De acordo com Cíntia Bastos, enfermeira do Programa de Imunização de Campinas, a vacinação contra a dengue representa um importante mecanismo de prevenção que minimiza a ocorrência de quadros graves e a necessidade de hospitalização. “Com o vírus em maior circulação por conta das chuvas, a imunização complementa as ações de controle e ajuda a reduzir o impacto da doença.”
Campinas iniciou a aplicação da vacina da Takeda contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em abril de 2024. Desde então, foram aplicadas mais de 57,3 mil doses do imunizante no município.
Campinas contra a dengue em 2026
A Secretaria da Saúde realizou, até 20 de janeiro, 159.391 visitas a imóveis para controle de criadouros e 9.278 visitas para aplicação de inseticida por nebulização costal. Até 5 de fevereiro, a Secretaria de Serviços Públicos removeu mais de 8,6 mil toneladas de resíduos no município de Campinas.
Durante o 1º mutirão contra a dengue e outras arboviroses do ano, em 23 de janeiro, foram visitados 7.132 imóveis. Do total, foram trabalhados 4.011 imóveis, o equivalente a 56,2%, enquanto os demais 43,7% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados, recusa de alguns moradores, entre outros. Na ocasião, Serviços Públicos removeu 62.840 toneladas de resíduos entre os descartados irregularmente e limpeza de bocas de lobo.
O que foi feito em 2025
– Controle de criadouros: 1.512.060 visitas a imóveis
– Nebulização costal: visitas a 251.072 imóveis
– Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados
– 12 mutirões
– 54.682 toneladas de descartes irregulares retirados no município
– 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a junho de 2025) com 6 capacitações de aprofundamento de conhecimento (de junho a novembro de 2025)
– 250 servidores brigadistas
– 300 servidores capacitados
– Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 63.616
– 53 capacitações para profissionais de saúde
– Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos
Mais informações no site https://dengue.campinas.sp.gov.br.