Nova resolução permite mais corridas de rua e reforça protagonismo de Campinas no setor
Uma resolução conjunta publicada na terça-feira, 10 de fevereiro, entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Secretaria de Urbanismo (Semurb) autoriza a realização de até duas corridas e uma caminhada por final de semana. A medida moderniza a gestão de eventos na cidade, que até então permitia apenas uma prova no sábado ou domingo.
O calendário de corridas de 2026 já tem 53 provas, mas ainda é possível que seja ampliado, desde que não haja conflito de datas de eventos já oficializados. Os organizadores interessados em realizar eventos em 2027 já podem fazer a reserva de data junto à Secretaria de Esporte e Lazer. No entanto, a confirmação oficial do interesse deve ser protocolada obrigatoriamente entre os dias 1º e 30 de novembro de 2026.
Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, a resolução é um avanço. “O calendário mais amplo permite, por exemplo, a promoção de duas provas, uma no sábado e outra no domingo. Assim, oferece mais opções para a população e permite maior participação dos parceiros”, ressalta.
Consolidação como referência nacional
Campinas já é reconhecida pela Federação Paulista de Atletismo como a cidade do interior que mais realiza provas de rua no Brasil. O aumento da grade de eventos reforça a imagem da cidade como um polo de excelência. Toda prova realizada com a chancela da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem o “Permit”, uma homologação da Federação Paulista de Atletismo que reconhece a corrida como prova oficial.
Atendimento às demandas
A medida é uma resposta ao crescimento da demanda por corridas e caminhadas de rua na cidade. Osmir Alves, coordenador de eventos da Secretaria de Esporte e Lazer, afirma que a mudança foca no benefício direto ao cidadão e no fortalecimento do mercado esportivo.
“Essa resolução atende a uma antiga reivindicação dos promotores de provas por um aumento no número de corridas. Quem ganha é a população, que passa a contar com muito mais opções de lazer, saúde e bem-estar”, afirma o coordenador.
Planejamento urbano e mobilidade
A Secretaria de Urbanismo atuará no planejamento dos trajetos. A secretária da pasta, Carolina Baracat, reforça a importância da organização no papel desses eventos.
“A ampliação de corridas de rua fortalece a prática esportiva e a ocupação saudável dos espaços públicos, medida que consolida o papel da cidade como referência na realização de eventos organizados, seguros e bem estruturados”, explica.
Integração e operacionalização
Para que o aumento de provas ocorra com qualidade e segurança, a realização dos eventos conta com o apoio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da Setec (autarquia de Serviços Técnicos Gerais), além da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Militar (PM). A Emdec, por exemplo, operacionaliza o fechamento das vias públicas e garante segurança viária e o desvio do tráfego.
Já a Setec, por sua vez, atua na autorização do uso do solo público, enquanto a Guarda Municipal e a Polícia Militar oferecem suporte na segurança de atletas e espectadores no trajeto. Esse trabalho intersetorial é o que permite que Campinas receba grandes fluxos de pessoas com organização.