Connect with us

Geral

Mutirões contra a dengue de 2024 começam essa semana em Campinas: confira datas e locais

chikungunya

No próximo sábado, dia 6 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas dará início aos mutirões contra a dengue de 2024, nos bairros da região Sudoeste. O horário de ação será das 8h30 às 11h30, abrangendo os bairros Jardim Santo Antônio e os DICs 3, 4 e 5. A escolha dos locais se baseou nos casos de moradores infectados pelo vírus da dengue.

As equipes de agentes envolvidos no mutirão realizarão visitas a residências e comércios, com a meta de cobrir 120 quarteirões que compreendem cerca de 4 mil imóveis. O ponto de encontro para as equipes será no Centro de Saúde Santo Antônio, de onde partirão às 8h30.

Mais de cem pessoas, entre servidores da Saúde e trabalhadores da empresa contratada para o combate à dengue, a Impacto Controle de Pragas, participarão das visitas. Eles estarão devidamente identificados com uniformes brancos e logotipo da empresa em camisetas, além de calças cinzas.

Advertisement

Para garantir a segurança e esclarecer dúvidas, a população pode verificar a presença dos agentes ligando para o telefone 199 da Defesa Civil no sábado. Durante a semana, o cidadão pode checar as visitas sistemáticas dos agentes ligando para o telefone 156 da Prefeitura.

O mutirão contará com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que disponibilizará equipes do caminhão cata-treco, e a Defesa Civil e a Sanasa estarão presentes com carros de som para informar a população sobre a ação e facilitar a entrada nos locais.

Durante as visitas, os agentes removerão criadouros, eliminarão materiais propensos a novos criadouros e, em casos específicos, aplicarão larvicida. Os moradores também receberão orientações sobre como manter suas residências livres do mosquito Aedes aegypti.

Advertisement

A assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Priscilla Pegoraro destaca a importância da constante vigilância contra criadouros, especialmente nos períodos quentes e chuvosos. A população é incentivada a dedicar 10 minutos por semana para eliminar água acumulada, evitando a reprodução do mosquito.

A partir de janeiro, os mutirões de combate à dengue serão realizados a cada 15 dias, podendo ter a frequência ajustada conforme avaliação da necessidade. Estes mutirões são complementares às inspeções diárias e nebulizações no combate aos criadouros.

Agenda de mutirões contra a dengue de 2024 em Campinas

Além do mutirão programado para este sábado, 6 de janeiro, a Secretaria de Saúde já agendou mais seis mutirões até março, cujos locais serão definidos com base na situação epidemiológica da dengue na cidade, em resposta à notificação de casos.

Advertisement

Agenda de Mutirões:

  • Janeiro: dia 20
  • Fevereiro: 3 e 17
  • Março: 2, 16 e 30

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare