Museu da Cidade comemora aniversário com programação especial
O Museu da Cidade, para celebrar seus 30 anos e os 248 anos de Campinas, preparou uma programação especial para o sábado, dia 16 de julho, com exposições e lançamento de documentário. A programação é gratuita e acontece nas duas unidades do Museu da Cidade. Na parte da manhã, no Centro de Cultura Caipira (Joaquim Egídio), e nos períodos da tarde e noite, na Casa de Vidro (Lago do Café).
A programação abre às 10h, com a Exposição Café & Cidade, com degustação de cafés e Dedo de Prosa, no Centro de Cultura Caipira, em Joaquim Egídio, espaço gerido pelo Museu da Cidade.
A Exposição Café & Cidade apresenta objetos sobre a cafeicultura em Campinas do século XIX ao século XX, com destaque para objetos de trabalho na lavoura, objetos de uso cotidiano, torradores tradicionais e modernos e até uma balança utilizada nas estações de trem para pesagem das sacas de café.
Na abertura haverá um “Dedo de Prosa” com o barista Fernando Santana, mestre de torras e consultor em cafés da Baristando Cafés Personalizados. O barista irá apresentar como identificar um bom café, desde a embalagem, armazenamento e em especial o momento da degustação que será o momento especial.
Na Casa de Vidro, às 16h, haverá a abertura das exposições de longa duração: acervos do Museu da Cidade; e às 19h, o lançamento do documentário Orquestra das Diretas.
Acervos
As exposições que serão inauguradas celebram os 30 anos do Museu da Cidade, como os acervos arqueológicos que tiveram a curadoria do professor Pedro Paulo Funari e a participação de um grupo de estagiários do curso de história (IFCH/Unicamp); Culturas Indígenas, com a supervisão do professor Aldair Rodrigues e um grupo de estagiários do IFCH/Unicamp e orientação da indígena Guarani Luciana Ahamy, Thomas Perina, com curadoria da historiadora Sonia Fardin e o acervo histórico organizado pela equipe do Museu da Cidade, com orientação da historiadora Mirza Pellicciotta.
O documentário “Orquestra das Diretas”, que será lançado às 19h, relata a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na campanha das “Diretas Já”, na década de 1980. Essa campanha pediu o fim da ditadura militar e a implantação das eleições diretas no Brasil. A Orquestra teve um papel importante nesse processo, realizando diversos concertos em comícios e manifestações a favor das eleições.
Serviço
10h Abertura da Exposição Café & Cidade
local: Centro de Cultura Caipira (Joaquim Egídio)
Rua José Inácio, 14
16h Abertura das exposições de longa duração: acervos do Museu da Cidade
19h Lançamento do documentário Orquestra das Diretas
Local: Casa de Vidro – Lago do Café
Av. Heitor Penteado, 2145
Informações: [email protected]