Geral

Município de Campinas hasteia Bandeira da Paz mundial pela primeira vez

Campinas realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de julho, o primeiro hasteamento da Bandeira da Paz no município. A solenidade abriu as atividades do Dia Mundial da Bandeira da Paz e teve a presença do prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira. O ato marcou também a abertura da Mostra Cultural Bandeira da Paz 2019, que prevê várias atividades no Teatro Municipal José de Castro Mendes na noite desta quinta-feira.

 

 

Para o prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, refletir  sobre a paz  é uma questão importante para implementação de políticas públicas para o processo de mudanças na sociedade atualmente tão marcada por conflitos. “As questões relativas à paz tem sido objeto de discussão no nosso governo, na Câmara Municipal e em nossa cidade. Criamos em 2017 o Conselho Municipal da Cultura de Paz e realizamos, recentemente, a segunda edição do Fórum Campinas pela Paz. Isso nos leva a refletir sobre nossa responsabilidade em relação à paz. E acredito que, além das políticas públicas, pequenos gestos no nosso cotidiano como a escuta e o diálogo podem amenizar situações conflituosas”, disse durante a solenidade.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, o dia de hoje se tornou muito especial, porque pela primeira vez Campinas comemora oficialmente o Dia da Paz. “Acho muito simbólico e muito significativo ter um dia dedicado a reflexão sobre a paz, num momento em que o mundo vê um crescimento e reconhecimento do fundamentalismo, da intolerância. Cada vez mais nós devemos cultivar, promover e disseminar a paz, o entendimento, o diálogo, a igualdade, a diversidade humana”, ressaltou Carrasco. 

 

Autor da lei de 1998, o vereador Luiz Carlos Rossini lembrou que depois de vinte anos da aprovação da lei que instituiu o Dia Municipal da Cultura, do Esporte e da Paz foi hasteada, pela primeira vez, a Bandeira da Paz em Campinas. “Essa é a primeira vez que a cidade de Campinas vai colocar a Bandeira da Paz hasteada. Este ato vai se integrar a milhares de cidades no mundo que neste dia participam desse movimento de construção da Cultura de Paz”, relatou.

 

Na noite desta quinta-feira, a partir das 18h30, ocorre no Teatro Municipal José de Castro Mendes, a primeira Mostra Cultural Bandeira da Paz 2019. O evento contará com apresentações culturais de dança, música, exposição de pintura e artesanato. A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h. Confira a programação no final do texto.

 

Bandeira da Paz

Parte da cultura mundial, a Bandeira da Paz é um dos símbolos mais antigos do mundo. Confeccionada em pano branco tem ao centro um círculo vermelho e dentro dele três esferas que foram definidas por Nicholas Röerich, como a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões dentro do círculo da cultura. Röerich foi um artista mundialmente reconhecido, arqueólogo e escritor.

 

No dia 25 de julho é celebrado o Pacto de Röerich em defesa da cultura internacional. A data foi escolhida por não ter qualquer relação política ou religiosa. Este pacto considera a cultura como a chave para a paz, e mesmo em época de guerra, os prédios onde a Bandeira da Paz estiver hasteada, serão respeitados pelos exércitos em guerra, para que a cultura seja preservada.

 

O Pacto de Röerich foi firmado, na Casa Branca em Washington, no dia 15 de abril de 1935, em cerimônia presidida pelo então presidente dos Estados Unidos da América do Norte, Franklin D. Roosevelt. O evento contou com a presença de vinte representantes latino-americanos. Oswaldo Aranha, na época embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assinou o tratado representando o governo brasileiro.

 

Serviço:

 

I Mostra Cultural Bandeira da Paz 2019

Brahma kumaris: “Quem medita transforma e se transforma”

Nádia de Castro – Coordenadora da Brahma kumaris Campinas

 

Nani Encantadora de Histórias: “Uma história para a paz”

Elaine Cristina Villalba de Moraes e Ismar no violão

 

Brahma Kumaris: “Grupo Musical Hindus Project”

André Boaretto, Thiago Altafini, José Ricardo Rocha e Cláudia Ognibene

 

Brasil Soka Gakai Internacional: “Banda Marcial Soka Gakai”

Amasa Ferreira Carvalho, Alexandre Kumata, Daniele Chan e Thalita Rocha

 

Ciapd PUC Campinas

 

Movimento Mundial de Paz e de Mudança para o Sincronário de 13 luas: “Grupo de Dança Lamats”

Sabrina Morelli Camilo, Valdelisa Morelli, Cíntia Caveden, Egle Darin, Gisela de Araújo, Rebeca Veiga Barbosa e Thalita dos Santos Dalbelo

 

Sukyo Mahikari do Brasil: “Fernando Pessoa – espectador de si mesmo”

Joaquim Andrade

 

Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock