MRV e SENAI abrem inscrições para segunda turma do projeto ‘Elas Transformam a Construção’
A MRV, em parceria com o SENAI, SECONCI-SP e SINDUSCON-SP, irá realizar em agosto, a segunda turma do projeto “Elas Transformam a Construção” em Campinas. O projeto oferece capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 21 de julho. A iniciativa tem o objetivo de capacitar mulheres para atuar na construção civil e colaborar para a equidade de gênero no segmento. Ao todo são 25 vagas para o curso gratuito, com aulas teóricas e práticas, focadas na formação de técnicas de manutenção predial. É preciso passar por uma pré-seleção, por isso as pré-inscrições devem ser feitas através do link. Após selecionadas, as candidatas precisarão ir presencialmente realizar as matrículas no SENAI, localizado na Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 71 São Bernardo – Vila Rialto. É necessário levar documento de identificação, assim como os comprovantes de escolaridade e residencial.
Os cursos têm duração de 180 horas, com início no dia 21 de agosto, no período matutino. Haverá também ajuda de custo com deslocamento e alimentação. Após a capacitação, as alunas que tiverem o melhor desempenho poderão ser contratadas em futuras oportunidades da MRV.
“O mercado sempre irá precisar de profissionais especializados e comprometidos no segmento, por isso, novas oportunidades surgem diariamente tanto no setor, como para o público feminino. Apenas entre 2007 e 2018 as mulheres responderam por um aumento de 120% na construção civil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que evidencia uma mudança social do país”, explica Íngrade Brandão, Coordenadora da área da Qualidade e Pós Entrega MRV e Head do Projeto. “O número de formandas no projeto piloto realizado no ano passado, mostra que existe ainda muito espaço para essas mulheres. Parcerias como essa que estamos repetindo, irão contribuir enormemente para o processo de inclusão”, completa a coordenadora.
O projeto piloto foi realizado pela MRV em outubro de 2022, tornando 10 mulheres aptas para iniciarem suas carreiras no mercado de trabalho. Uma delas foi Janaína Cruz Pereira dos Santos, de 41 anos. “Durante o curso já me interessei por uma vaga na construtora. O que me atraiu para esse setor foi o conhecimento e com ele uma oportunidade no mercado de trabalho. As informações e as aulas práticas foram essenciais para que eu pudesse estar onde estou hoje”, conta.
“Me tornei parte da assistência técnica pós entrega de obras da MRV e sou muito respeitada. Claro que muitos homens ainda têm preconceito e não nos dão total credibilidade quando o assunto é manutenção. Mas com a convivência e a troca de experiências provamos que o lugar da mulher é onde ela quiser”, conta. “Indico o curso para todas as mulheres que desejam crescimento profissional e independência”, completa Janaína.
Sobre a MRV&CO
A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. A plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.