Mortes caem quase 78% nos pontos que receberam radares
Aliados do poder público para reduzir as mortes no trânsito, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) contribuíram para que sete vidas fossem salvas. Foram nove sinistros fatais registrados nos pontos antes da instalação dos radares (a partir de 2022) e dois após a instalação – a queda é de 77,8%.
Foram 32 pontos analisados: 18 instalados em Campinas entre 2022 e 2023 e outros 14 implantados após o remanejamento de pontos existentes. O dado compõe estudo realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que compara o número de sinistros (acidentes) registrados em um raio de 100 metros das novas posições de radares.
Considerando que os radares foram ativados em períodos distintos, o estudo agrupa os sinistros registrados, com base em períodos iguais a partir da data de ativação de cada radar e de uma média de 1 mil dias antes (quase três anos) e depois da implantação. O período comparativo é ajustado com base na data de ativação de cada radar.
“Os dados comprovam que os radares são equipamentos de proteção à vida e aliados do poder público nas políticas públicas de redução dos mortos e feridos no trânsito. Menos de 1% dos motoristas que passam pelos pontos com radares são autuados, o que demonstra que o objetivo não é multar, mas frear os comportamentos de risco”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Quando se considera o total de sinistros registrados, a queda entre os dois grupos de dados foi de cerca de 44%. Foram 151 sinistros no período que antecedeu a instalação e 85 sinistros após a ativação dos equipamentos.
A redução nos números de sinistros sem vítima foi de 46,7% (75×40); e 37,5% no caso dos sinistros com vítima (64×40). O número de atropelamentos se manteve estável (três nos dois períodos).
O atual contrato contempla 144 pontos de fiscalização eletrônica. Entre os 32 pontos de radares analisados, seis fiscalizam o excesso de velocidade e 26 deles fiscalizam também avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.