Monitoramento da Emdec conta com câmeras em pontos estratégicos
Durante o período de chuvas de verão, que se estende até março, é importante que os condutores redobrem a atenção ao circular pelas vias e, principalmente, nos pontos sujeitos a alagamentos. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vem utilizando tecnologia e ações estratégicas para apoiar o monitoramento preventivo do trânsito em períodos com alto volume de chuvas, alinhada ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Prefeitura de Campinas.
O Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) tem o apoio de cerca de 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos para monitorar a circulação em dias de chuvas intensas. As câmeras estão presentes nos eixos das avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul), Orosimbo Maia, Anchieta, Princesa D’Oeste, na região do Curtume e no distrito de Sousas. As duas mais recentes foram ativadas em dezembro na área do antigo Kartódromo (portão 06 da Lagoa do Taquaral), na avenida Dr. Heitor Penteado.
O acompanhamento também é realizado nos 15 pontos de fiscalização remota (por videomonitoramento) ativos atualmente, na região central e nos eixos das avenidas Amoreiras e Lix da Cunha, além do Aeroporto e da Rodoviária de Campinas. A depender do nível de água e impactos no viário, o monitoramento remoto aciona os agentes em campo para avaliar, do ponto de vista operacional, a necessidade de interdições.
Em janeiro de 2026, o CCO da Emdec computou 22 pontos de alagamentos e 47 quedas de árvores.