Mata de Santa Genebra promove mutirão para produção de mudas de palmeira-juçara

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, realizará no próximo sábado, dia 13 de dezembro, das 9h às 11h30, um mutirão voltado à produção de mudas de palmeira-juçara, espécie nativa da Mata Atlântica e atualmente ameaçada de extinção. A atividade acontecerá no viveiro de mudas nativas da Mata, localizada na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, em Barão Geraldo.

 

As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário disponível no link, na Bio do Instagram: https://forms.gle/Ao5g4cCMxeXpmtq67

 

Durante o mutirão, os participantes vão colaborar com a transferência das mudas dos tubetes (espécie de “tubos” pequenos usados para iniciar o cultivo das mudas) para saquinhos maiores, etapa essencial para o desenvolvimento da planta. Cristiano Krepsky, biólogo da Mata, ressalta que as espécies cultivadas no viveiro da FJPO têm como destino ações de restauração ecológica dentro da própria reserva florestal e em áreas de corredores ecológicos na cidade.

 

O biólogo convida o público a participar e levar amigos e familiares para aproveitar o momento em meio à floresta.

 

A atividade poderá ser cancelada em caso de chuva ou ventos fortes.

 

Sobre a Palmeira-juçara

 

A palmeira-juçara tem grande importância ecológica: além de ser alimento para diversas espécies da fauna — como o jacuaçu, uma ave de grande porte —, suas flores são apreciadas por polinizadores. A exploração intensiva para retirada do palmito, porém, levou a espécie à ameaça de extinção, tornando iniciativas de cultivo e recuperação ainda mais relevantes.

 

Serviço

Plantio de mudas da Palmeira Jussara

Quando: dia 13/12, das 09h às 11h30
Local: Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão – Campinas/SP.
Dúvidas podem ser encaminhadas para: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br