Mata de Santa Genebra abre inscrições para visitas autoguiadas gratuitas durante o mês de janeiro
Durante o mês de janeiro, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, oferece uma programação especial de férias com visitas autoguiadas gratuitas para quem busca lazer, contato com a natureza e aprendizado ambiental. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada.
A diretora técnica da Mata, a bióloga Sabrina Martins, destaca que durante as atividades, os visitantes poderão aproveitar caminhadas leves, bem sinalizadas e realizadas sem o acompanhamento de guias, indicadas para visitas individuais ou em pequenos grupos. Entre os roteiros disponíveis estão a Trilha do Jatobá, Borboletário, Viveiro de Mudas Nativas, Trilha do Folclore, Mini Pantanal da Sanã (Laguinho da Sanã) e Meliponário.
“As visitas autoguiadas permitem caminhadas curtas em meio à floresta, proporcionando momentos de contemplação e aprendizado sobre a biodiversidade local”, diz. A bióloga frisa ainda que antes do início do percurso, os visitantes são recepcionados por monitores da Fundação, que fornecem orientações para uma experiência segura e responsável.
Ela lembra que os menores de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. Para participar, é obrigatória a inscrição individual de cada visitante, inclusive crianças.
Roteiros disponíveis
Trilha do Jatobá
Extensão da trilha: 400 m;
Extensão total do roteiro: 800 m;
Classificação: leve;
Duração aproximada: 30 minutos.
O percurso tem início na sede da Fundação José Pedro de Oliveira, com visita ao Viveiro de Mudas Nativas. A caminhada passa por áreas em recuperação ambiental e inclui paradas para contemplação do Jatobá, árvore com cerca de 30 metros de altura, além do Borboletário Santa Genebra e da Trilha do Folclore Brasileiro.
Laguinho da Sanã (Mini Pantanal da Sanã)
Extensão total do roteiro: 1.600 m;
Classificação: leve;
Duração aproximada: 1 hora.
O roteiro segue pela estrada que contorna a floresta até o Mini Pantanal da Sanã, localizado a 800 m da sede. O local é propício para observação de aves e conta com uma lagoa artificial. Em períodos mais secos, é possível acessar o riacho. No local, os visitantes também podem conhecer o Meliponário e o trabalho de conservação das abelhas nativas sem ferrão.
Além desses percursos, a Mata de Santa Genebra conta com outros roteiros mais longos, como a Trilha dos Canxins e o Contorno da Floresta, recomendados para quem possui melhor preparo físico ou opta pela contratação de condutores autorizados.