Geral

Mário Gatti integra programa para redução de infecção hospitalar na UTI

O Hospital Municipal Mário Gatti recebeu a visita técnica de representantes do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, no projeto Saúde em Nossas Mãos, que tem como meta alcançar, em dois anos, uma redução de 50% na incidência de infecções hospitalares em pacientes internados na UTI-adulto.

 

O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. Além do Mário Gatti, outros 203 hospitais do País participam do programa, com mentoria de seis hospitais.

 

As unidades de terapia intensiva recebem suporte técnico para a promoção de ações de prevenção de infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central; infecção em trato urinário associado a cateter vesical de demora; pneumonia associada à ventilação mecânica e à higienização das mãos.

 

Na visita realizada na semana passada, os profissionais do Hospital Moinhos de Vento conheceram a estrutura, os processos praticados e tiveram contato com o time de melhoria que atua no controle das infecções hospitalares no Hospital Mário Gatti. 

 

A atuação da equipe do hospital foi elogiada pelos profissionais do Moinhos de Vento, especialmente pelo comprometimento e a qualidade da equipe multidisciplinar, informou a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mário Gatti, Elaine Freitas. 

 

“Foi reforçada a necessidade de reconhecer a potencialidade do trabalho dos profissionais de saúde e ajustar algumas pequenas mudanças em processos que geram grande impacto na redução de infecções relacionadas à assistência à saúde”, afirmou. 

 

O suporte técnico aos hospitais que integram o PROADI-SUS é oferecido por um conjunto de seis instituições: Albert Einstein, Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês. 

 

O projeto Saúde em Nossas Mãos presta suporte para que as equipes simplifiquem e padronizem seus processos e os profissionais possam ampliar e replicar o trabalho em outras unidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock