Blog
Marcha para Jesus 2025: um dia de fé, música e celebração no Campo Grande

A Marcha para Jesus retorna ao distrito do Campo Grande, em Campinas, para mais um grande encontro de fé e adoração. Tradicionalmente na Praça da Concórdia, a Marcha agora será realizada em um novo espaço, na Praça João Amazonas, mantendo o compromisso de levar fé, música e união para toda a comunidade. O evento será neste sábado, 15 de março, das 13h às 22h.
A programação conta com apresentações de grandes nomes do cenário gospel nacional, incluindo Ton Carfi (conhecido, por exemplo, pela canção Restitui), Soraya Moraes (que canta a música Caminho no Deserto), 2 Metro, Stella Cardoso, entre outros.
“É um dia de celebração. Queremos que as famílias participem e tenham esse momento de adoração. Estamos felizes com mais uma etapa do evento na região do distrito do Campo Grande”, afirma André Zidane, organizador da Marcha.
A entrada é gratuita. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
Serviço:
Marcha para Jesus 2025
Data: 15/03/2025 (sábado)
Horário: 13h às 22h
Local: Praça João Amazonas – Distrito do Campo Grande, Campinas
Blog
Três dos 50 novos ônibus da frota de Campinas reforçam a linha 114

Três dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo de Campinas começaram a atender os usuários nesta segunda-feira, 12 de maio. Eles já circulam na linha 114 (Jardim Melina / Corredor Central), que atende ao eixo do Ouro Verde e chega até a região central. Outro lote de novos veículos é esperado para os próximos dias.
A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), vêm acompanhando, junto aos operadores, a incorporação dos novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada.
Os três novos ônibus substituem parte dos veículos da linha 114 com idade mais avançada, que passam a compor a frota reserva. Fica mantida, portanto, a oferta de seis veículos nos horários de pico.
Do modelo Euro 6, os veículos contam com ar-condicionado e wi-fi. Possuem 12,7 metros de comprimento e 260 cv (cavalo-vapor) de potência e têm capacidade para 38 passageiros sentados e outros 32 em pé.
1º lote: 30 novos ônibus
O primeiro lote a ser incorporado contempla 30 veículos – 20 da VB Transportes e outros 10 da Onicamp Transporte Coletivo. A incorporação inclui procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.
Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos.
Outras linhas serão contempladas gradativamente
Os demais 27 veículos do primeiro lote que estão em processo de compra e incorporação vão reforçar linhas das seguintes regiões, nas próximas semanas:
Ouro Verde:
- 115 (Adhemar de Barros)
- 117 (DIC VI)
- 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi)
- Previsão de criação de uma linha semiexpressa, partindo da região dos DICs
Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:
- 402 (Parque da Figueira)
- 404 (Jardim Maria Rosa)
- 429 (Swiss Park II)
- 430 (Swiss Park)
Licitação prevê modernização total da frota
Vale lembrar que a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.
A consulta à minuta e o envio de sugestões podem ser feitas pelos sites da Prefeitura de Campinas e da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/novotransporte.
Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.
A publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública aconteceu dentro dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.
Blog
Mata de Santa Genebra divulga imagem rara de mamãe onça com filhotes

Em celebração ao Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11 de maio, a Mata de Santa Genebra, em Campinas, divulgou imagens registradas por armadilhas fotográficas instaladas pela equipe técnica da ARIE Mata de Santa Genebra, sob gestão da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).
Entre os registros está o de uma onça-parda acompanhada de dois filhotes. A imagem, feita durante a noite, mostra a mãe caminhando com os pequenos pela mata — um raro momento de aprendizado na natureza. Veja aqui.
Onça-parda: a mãe protetora da Mata de Santa Genebra
As onças-pardas são mamães solitárias e extremamente cuidadosas. A participação do macho se limita à fecundação. A gestação dura cerca de 90 dias, e cada ninhada pode ter de um a quatro filhotes — em casos excepcionais, até seis.
A mãe escolhe um local protegido para montar o ninho onde os filhotes permanecerão pelos primeiros três meses de vida. Nesse período, ela se afasta apenas para se alimentar e beber água. A partir daí, os pequenos começam a acompanhar a mãe, que os ensina a encontrar alimento, água e abrigo. O cuidado materno segue até os filhotes completarem cerca de 1 ano de idade, quando passam a buscar seu próprio território.
Mesmo após esse período, a mãe pode tolerar a presença dos filhotes por mais algum tempo, mas, se não se dispersarem naturalmente, ela os afasta para que conquistem sua independência.
“As oncinhas ficam sob os cuidados da mãe por cerca de 1 ano, quando então estão prontos para seguir sua jornada por conta própria, buscando um novo território para se estabelecer. Os machos não participam dos cuidados com os filhotes. Eles migram pelos territórios de diversas fêmeas para reprodução”, contou o biólogo Thomaz Henrique Barrella.
Na Mata de Santa Genebra as armadilhas fotográficas, instaladas pela equipe técnica, têm registrado regularmente a presença de onças pardas desde 2012, com registros de fêmeas e machos.
Onças-pardas
As onças pardas são animais com uma ampla distribuição, habitam diversos ambientes e ocorrem desde a Argentina até o Canadá. São animais solitários, de hábitos preferencialmente noturnos, com pelagem de cor castanha, podendo atingir até 1,5 metro de comprimento (sem a cauda) e pesar 70kg. As fêmeas em geral são menores que os machos. Vivem até 13 anos, média de 7 a 9, e sua área de vida pode variar de 65 a 600 km2.
Não são animais de natureza agressiva e buscam evitar o contato com animais grandes (seres humanos, inclusive). São carnívoros e alimentam-se de animais de pequeno e médio porte. As onças-pardas estão inclusas, no estado de São Paulo, na categoria “vulnerável de ameaça”. As principais ameaças a esses felinos são a perda de habitat, a caça e os atropelamentos.
Outras mães da fauna que vivem na Mata de Santa Genebra
- Gambás: mães com bolsa e muitos filhotes
Os gambás são marsupiais como os cangurus e as fêmeas possuem uma bolsa (marsúpio) onde os filhotes completam seu desenvolvimento. Uma ninhada pode chegar a 11 filhotes. Após uma gestação de apenas 12 dias, os recém-nascidos se deslocam até a bolsa atraídos pelo cheiro do leite e permanecem ali até estarem mais desenvolvidos.
Quando maiores, passam a se agarrar ao dorso da mãe e, aos poucos, exploram o ambiente. A independência total ocorre por volta de 90 dias após o nascimento.
- Macaco-prego (Sapajus nigritus): vínculo materno forte e duradouro
O macaco-prego (Sapajus nigritus), espécie comum na Mata Atlântica do Sudeste e Sul do Brasil, destaca-se pelo forte vínculo entre mãe e filhote. O cuidado materno é essencial para o desenvolvimento físico, social e emocional da cria. O filhote permanece agarrado à mãe por meses. O desmame ocorre por volta dos 8 meses, mas o laço entre eles perdura até que atinjam a idade adulta.
Sobre o corredor ecológico
O planejamento da Fundação José Pedro de Oliveira é reconectar os grandes fragmentos de mata através do corredor ecológico que ligue a área da Mata de Santa Genebra à Fazenda Rio das Pedras, em Barão Geraldo, chegando depois aos grandes fragmentos como o Ribeirão Cachoeira na área de proteção ambiental (APA) de Campinas. “Essa reconexão com o plantio de mudas nativas gradualmente vai possibilitando que as onças circulem entre esses fragmentos vegetais, protegendo-as inclusive uma vez que elas vão circular num corredor ecológico restabelecido”, diz o presidente da FJPO, Rogério Menezes.
Blog
Oficina gratuita de preparação de atores e diretores de cinema abre inscrições em Campinas

Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para a Oficina de Preparação de Atores e Direção de Cinema, que será realizada no dia 17 de maio, sábado, das 9h às 16h, no CEI Campinas. A atividade é gratuita e integra o projeto “A Casa Sem Janelas”.
Com 50 vagas disponíveis, a oficina é voltada a jovens, estudantes de artes, atores iniciantes e pessoas interessadas em conhecer aspectos práticos do universo cinematográfico. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line disponível no link (clique aqui).
Durante a oficina, os participantes terão contato com conteúdos sobre construção de personagens, relação entre ator e diretor, criação de cenas, linguagem cinematográfica, improvisação e exercícios de atuação. Ao final, será realizada uma atividade prática com a criação de uma cena curta.
A oficina será conduzida por Ana Káthia Guerra e Gê Filho, artistas envolvidos na realização do projeto. A proposta da formação é promover o acesso à linguagem do cinema e fomentar espaços de criação coletiva e expressão artística.
Como parte da programação, também serão realizadas palestras com a Ana Káthia Guerra, no dia 14 de maio, em duas escolas públicas de Campinas. Com o tema “Recomeçar: A Força que Nasce Depois da Dor”, os encontros são voltados a professores da rede pública e abordam questões relacionadas ao recomeço de mulheres que vivenciaram situações de violência.
As palestras acontecerão na EE Elvira de Pardo Meo Muraro, das 11h30 às 12h20 e na EMEFEI Padre Francisco Silva, das 16h às 17h. O evento é fechado exclusivamente aos professores que trabalham nessas escolas.
Serviço:
Oficina de Preparação de Atores e Direção de Cinema
Data das inscrições: até 14 de maio
Data da oficina: 17 de maio
Horário da oficina: das 9h às 16h
Local: CEI Campinas
Endereço: Rua Doutor Quirino, 1856, Vila Itapura
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwkD4Qpedk1M2cjBYjvZk-1becWJ8fRZYT9LTo__zm6APNrQ/viewform
- Empregos2 months ago
Oportunidade de trabalho: CPAT Campinas tem vagas de emprego disponíveis para o período da Páscoa
- Empregos2 months ago
Inscrições abertas para concurso público da Prefeitura de Campinas com salário de R$ 10.319,01
- Empregos2 months ago
CPAT Campinas inicia semana com 486 vagas de emprego
- Eventos2 months ago
3ª Festa das Nações Joaquim Egídio de Campinas acontece no mês de maio
- Empregos2 months ago
FUNCAMP abre processo seletivo para cargos administrativos
- Empregos2 months ago
PwC abre vagas de Trainee para Campinas
- Eventos2 months ago
Campinas recebe concerto gratuito em celebração aos 200 anos de amizade entre Brasil e França
- Empregos2 months ago
Mercado Livre abre seleção para 650 vagas em Sumaré