Mais uma cidade chinesa mostra interesse em tornar-se irmã de Campinas
O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, acompanhado pelo secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24 de maio, uma delegação de Zhangjiakou, cidade do a região norte da China.
A solicitação da visita foi feita pela Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China. O encontro foi mais um passo para estreitar as relações de cooperação e amizade entre os povos da China e do Brasil.
Chefiada pelo vice-prefeito de Zhangjiakou, Guo Ying, a comitiva veio conhecer as políticas públicas desenvolvidas em Campinas na área do meio ambiente. Entre outros temas, os visitantes conversaram sobre a adoção de práticas e utilização de recursos ambientalmente renováveis.
Além de conhecer o trabalho na área ambiental, Guo Ying também convidou Campinas para se tornar cidade-irmã de Zhangjiakou. Segundo os visitantes chineses, a celebração da parceria permitirá desenvolver uma programação conjunta e promover o intercâmbio de experiências na gestão municipal.
De acordo com o vice-prefeito, a cidade de Zhangjiakou tem estudado Campinas e veio mostrar seu interesse principalmente na área do meio ambiente e em políticas públicas de desenvolvimento sustentável. “Nós ficamos muito satisfeitos com esse interesse, afinal essa é a segunda cidade chinesa, nos últimos seis meses, que visita Campinas com o intuito de conhecer os potenciais da cidade. Isso mostra que estamos no caminho certo e estamos chamando a atenção dos chineses e do mundo”, comemorou.
Em relação a Campinas celebrar o acordo de cidade-irmã de Zhangjiakou, Henrique comentou que o município irá estudar o convite. “A China tem uma política muito séria relacionada às cidades-irmãs e temos experiência nesse sentido com outras cidades chinesas, um relacionamento que tem produzido muitos frutos”, avaliou.
Na ocasião, o secretário Rogério Menezes apresentou um panorama das ações realizadas pela sua Pasta desde 2013, quando assumiu o cargo. Menezes apresentou os projetos ambientais e as ações de desenvolvimento socioeconômicos sustentáveis, políticas que incentivam a utilização de energias renováveis na região.
Para Menezes, o interesse dos chineses do norte do país asiático em Campinas está relacionado à proximidade do município com a capital do Estado, aos avanços recentes na área ambiental, e à importância que a Administração municipal tem demonstrado no desenvolvimento de tecnologias limpas.
Zhangjiakou está a 150 km de distância de Pequim, Campinas está a 100 quilômetros de São Paulo. Eles têm vocação para fontes renováveis de energia, tecnologias limpas e sustentabilidade e nós também temos demonstrado essa vocação, inclusive com a instalação, no município, da BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa especializada em energia limpa. O governo do município fez todas as tratativas para esses investimentos virem pra Campinas”, lembrou o secretário.
Rogério Menezes também comentou que Campinas e Zhangjiakou são duas grandes cidades situadas em regiões metropolitanas, com muitos investimentos e desenvolvimento da economia na área de tecnologia e inovação. “A questão da sustentabilidade está diretamente relacionada com a inovação, e essa transição, que está em curso para uma economia de baixa intensidade de carbono, atrai atenção dos chineses”, afirmou.