Geral

Mais de 340 agentes da mobilidade são capacitados em primeiros socorros

Preparação redobrada para atuar em situações de emergência e salvar vidas no trânsito. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) encerrou nesta segunda-feira, dia 11 de julho, o ciclo de capacitação de agentes da Mobilidade Urbana em primeiros socorros, formando mais 30 profissionais. Divididos em 17 turmas, iniciadas em março, 346 agentes no total foram capacitados pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Outros 47 colaboradores de outras áreas da empresa também participaram.  

 

 

O curso integra a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” e contou com carga horária de quatro horas por turma. O conteúdo programático abordou a identificação de situações de risco, a retirada rápida de veículo, a análise primária de vítima, técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP) e de desengasgamento de bebês, crianças e adultos. O auxílio a casos de convulsões, quedas e mal súbitos também foi abordado.  

 

 

O treinamento foi ministrado pela bombeira educadora do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Raquel Gomide Rímoli. A profissional foi homenageada durante o fechamento da capacitação e recebeu um certificado de agradecimento.  

 

 

“Temos uma cultura de que não podemos tocar na vítima de acidente de trânsito até o socorro chegar. A ideia dessa formação é mudar comportamentos no sentido de que, quando for possível tomar alguma atitude que poderá salvar vidas, que vocês possam agir”, enfatizou a bombeira educadora.  

 

 

O ato em agradecimento à profissional envolveu o secretário de Transportes, Fernando de Caires; a diretora da área Administrativa e Financeira da Emdec, Marta Pires Barbosa; e a gerente de Desenvolvimento Institucional, Débora Cristina Damasco.  

 

 

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, enfatizou que “muitos desconhecem as inúmeras frentes de atuação dos agentes da mobilidade, que vão muito além da fiscalização de trânsito”. “Muitas vezes, eles são os primeiros a chegar em uma cena de acidente, daí a importância de estarem totalmente preparados para agir rapidamente e salvar vidas”, disse.  

 

 

“O símbolo da cidade é uma andorinha. Existe aquela expressão que diz que ‘uma andorinha só não faz verão’. A Emdec tem a sorte de ter um parceiro tão estratégico como o Corpo de Bombeiros, uma instituição cujos profissionais são vistos como heróis pela população”, destacou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.  

 

 

O curso contemplou todos os agentes da mobilidade urbana que estão ativos e foi organizado pela área de Treinamento e Desenvolvimento. “O conteúdo foi pensado principalmente para preparar os agentes que atuam nas ruas e estão à frente do atendimento dos sinistros de trânsito. É um trabalho de prevenção que complementa as ações realizadas pela Emdec em defesa da vida”, explicou Débora Damasco.   

 

 

Conceitos abordados  

 

Durante a capacitação, a bombeira educadora Raquel Gomide Rímoli realizou práticas simuladas, demonstrando quais as técnicas corretas de primeiros socorros. Também desmistificou crenças do senso comum sobre o assunto, que levam a estratégicas equivocadas de salvamento. Estratégias para acalmar as vítimas também foram abordadas. 

 

 

Ao abordar técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), a profissional enumerou as etapas a serem avaliadas pelo socorrista: nível de consciência (por estímulo tátil ou sonoro), a eficiência circulatória e respiratória.   

 

 

Lançada em fevereiro, a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” contempla diversas iniciativas que buscam zerar o número de acidentes fatais na Avenida John Boyd Dunlop e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock