Mais de 2 mil famílias do CDHU San Martin recebem matrículas de imóveis
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou, na manhã desta quarta-feira, 23 de dezembro, 2.340 matrículas de unidades habitacionais (apartamentos) para famílias do Conjunto Habitacional Edivaldo Orsi, CDHU Campinas, na Vila San Martin, região norte da cidade. A entrega de hoje foi simbólica, na Sala Azul da Prefeitura, para alguns moradores, que representaram todas as outras famílias.
“Mesmo sem poder aglomerar, podemos comemorar com alegria no coração este momento. É uma alegria conseguir o imóvel, e a outra é conseguir o documento. Sabemos o quanto é importante ter tudo certinho. Fizemos muitas entregas. Muito importante a parceria com o governo do Estado para fazer essa regularização. Muito feliz em poder entregar essas matrículas antes do Natal”, disse o prefeito, Jonas Donizette, que relembrou a própria história, de quando a família veio morar em Campinas e a luta para conseguir ter uma casa.
A matrícula do imóvel é um documento oficial emitido pelo cartório de registro de imóveis em nome das famílias e trata-se do título de propriedade, isto é, o documento que formaliza que a pessoa é proprietária de um bem.
“Este trabalho de regularização fundiária é um desafio. Agradeço por termos tido a autonomia para trabalhar e conseguir ser uma das cidades onde mais foram entregues matrículas no Brasil e continuarmos nos processos de regularização fundiária. É um projeto incrível, que muda a vida das pessoas”, disse o secretário municipal de Habitação, Vinícius Riverete.
Com este documento, as pessoas terão segurança jurídica e poderão contrair um financiamento junto a instituições financeiras, como Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para fazer melhorias nos imóveis e deixar como herança para os filhos. o documento também valoriza o imóvel na hora de uma possível venda, pois dá a garantia de posse para as famílias.
“Muito feliz por receber esta matrícula. Agradeço em nome de todos”, disse a moradora Creusa Maria dos Santos, representando os demais moradores.
As matrículas que estão sendo entregues integram o maior programa de regularização fundiária já implementado no município.
Campinas destaca-se atualmente no cenário nacional e vem sendo procurada por representantes de diversas prefeituras a fim de conhecer o trabalho que está sendo realizado pela Administração e, assim, levar este modelo para seus municípios.
Também participaram da cerimônia o diretor técnico do CDHU, Aguinaldo Quintana, e o gerente regional do CDHU, Fernando Ferreira.
Balanço
Com estas entregas, a Prefeitura totaliza 8.140 matrículas entregues desde 2013. Outras 2.266 matrículas estão em fase de registro no cartório e 4.008 núcleos em fase de projeto.