Mais 427 famílias recebem documentos de Regularização Fundiária
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, promoveu uma “super entrega” de documentos para mais de 400 famílias de núcleos habitacionais de diversas regiões da cidade, em cerimônia realizada no Teatro Municipal José de Castro Mendes, na noite desta terça-feira, 3 de março.
Foram beneficiadas 51 famílias do Núcleo Residencial Novo Parque Dom Pedro II, 40 famílias do Núcleo Residencial Santa Isabel, 99 famílias do Núcleo Residencial Jardim Yeda II, 31 famílias do Núcleo Residencial Vila Palácios I, 195 famílias do Núcleo Residencial Monte Alto (Fase 1) que receberam a escritura definitiva (matrícula) dos terrenos e mais 11 famílias que moram na Gleba B e que estavam inscritas no Auxílio Moradia Emergencial, num total de 427 famílias beneficiadas.
Deste total, 416 famílias receberam a escritura definitiva dos lotes dentro do maior Programa de Regularização Fundiária já executado no município e que está sendo utilizado como referência para prefeituras de inúmeras cidades brasileiras.
O documento entregue é um título de propriedade que valoriza o imóvel e oferece segurança jurídica para que o proprietário possa contrair algum financiamento para melhorias, ampliar ou simplesmente deixar como herança para os filhos.
A entrega beneficiou também 11 famílias da Gleba B que estavam inscritas no Auxílio Moradia e que receberam as chaves dos imóveis. Neste caso as famílias vão obter financiamento junto ao Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana (Fundap) para pagar o terreno, a construção e a mão de obra. As residências construídas possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e toda a infraestrutura necessária como água encanada, esgoto e rede individualizada de energia elétrica.
A atual administração já entregou 5.123 matrículas e programou a entrega de cerca de 15 mil até o final do ano atingindo a meta proposta pela atual administração que é chegar a 20 mil matrículas disponibilizadas até o final de 2020.
A moradora do Núcleo Residencial Monte Alto, Dulcinéia Gomes, estava emocionada. “Estou aqui parada com este documento nas mãos e pensando se isso não é um sonho do qual vou acordar daqui a pouco. Estou feliz demais, nem tenho palavras para expressar o que estou sentindo”, confirmou.
O secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Vinicius Riverete destacou a força da equipe de trabalho diante de uma plateia que lotou o teatro. “Agradeço a Deus, ao prefeito Jonas pela coragem de apostar no Programa de Regularização Fundiária e, especialmente, aos funcionários da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação (Sehab) pelo empenho na concretização das nossas metas que são ousadas mas que vamos alcançar. Agradeço também a todos vocês pela paciência e pela confiança no nosso trabalho”, disse.
O prefeito Jonas Donizette destacou a importância do documento que estava sendo entregue. “Existe uma máxima nos cartórios de que quem não registra não é dono. Vocês estão recebendo dentro desta pasta o documento de posse da sua propriedade. Como bem disse o secretário Vinicius, estamos fazendo nossa obrigação e o respeito que tenho por vocês me trouxe aqui hoje. Boa noite e sejam muito felizes”, completou.
Participaram ainda do evento o presidente da Câmara Municipal, Marcos Bernardelli, vereadores, secretários municipais, diretores, gerentes e funcionários de diversos setores da administração municipal.
A Guarda Municipal, Emdec e a Sanasa apoiaram o evento.