Incêndio mobiliza Brigada de Incêndio da Mata Santa Genebra
Um incêndio nas proximidades da Mata Santa Genebra, na noite de sábado, 7 de setembro, mobilizou a Brigada de Incêndio da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que foi acionada e conseguiu controlar as chamas. Segundo os brigadistas o fogo foi causado pela queda de um balão.
O incêndio atingiu cerca de 10 hectares do Fragmento D, uma área de APP (Área de Preservação Permanente) tombada pelo município de Campinas como patrimônio natural. A área está localizada atrás do Atacadão e da CEASA, a menos de um quilômetro da Mata Santa Genebra. O fogo durou cerca de quatro horas e foi controlado pela Brigada de Incêndio da FJPO e pela Defesa Civil de Campinas.
“O Fragmento D serve de refúgio para a fauna silvestre, como a onça-parda, por exemplo. Além de combater o fogo nesta área, o importante era controlar o fogo para que não atingisse a mata principal”, explicou Gilcimar Santana, chefe da Brigada da FJPO.
Soltar balões é considerado crime ambiental, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, a qual define pena de 1 a 3 anos de detenção e/ou multa por balão apreendido para quem fabricar, vender, transportar ou soltar.
Os balões podem causar sérios danos para a população, como incêndios em matas e florestas, o que resulta na destruição do habitat dos animais e contribui para o desaparecimento de espécies vegetais ameaçadas de extinção.
No domingo, dia 8, houve um novo foco de incêndio no Fragmento D, atingindo uma área de dois hectares. O fogo também foi controlado pela Brigada de Incêndio da FJPO. Para Edson Leite, membro da Brigada, não é possível apontar com exatidão a causa deste novo foco de incêndio.
A Fundação José Pedro de Oliveira acionou a Polícia Ambiental para que sejam tomadas as medidas penais cabíveis.