Imigração é tema da peça Nosotros, no Castro Mendes, nesta sexta
O imigrante latino-americano é o tema do espetáculo “Nosotros”, que será apresentado nesta sexta-feira, 9, no Teatro Castro Mendes, às 21h, com entrada gratuita. Após a encenação, o público será convidado a participar de um bate-papo com o elenco sobre o processo de pesquisa da criação do espetáculo.
A peça, com direção de Ednaldo Freire, conta a saga de Juanito, um típico andino que sai de seu local de origem para tentar uma vida melhor numa terra sem mal chamada Nosotros. Uma história permeada por desafios, comicidade, música, sonhos e angústias, daqueles que ousam se aventurar por terras desconhecidas.
No elenco estão Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Carlos Mira, Maria Siqueira,Giovana Arruda, Harley Nóbrega, Ian Noppeney.
A montagem é resultado da pesquisa feita pela Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes. O universo mitológico, da cultura andina e brasileira, serviu como porta de entrada para esta investigação sobre as relações que se estabelecem através da imigração, da mudança, do encontro entre culturas, do desafio diante do desconhecido, do desejo de renascimento e, sobretudo, da capacidade de se reinventar dos povos latino-americanos.
A partir de dois mitos ancestrais – “Inkarri” (mito do Rei Inca Andino) e “Terra Sem Mal” (mito indígena guarani) –, alicerçados por uma série de entrevistas com imigrantes de diversas nacionalidades residentes em São Paulo, chegou-se à história do personagem Juanito, um imigrante que sai de seu local de origem em busca de uma vida melhor para si e sua família. Uma saga individual que representa, de certa forma, grande parte do movimento global imigratório atual.
Ficha técnica
Direção: Ednaldo Freire
Dramaturgia: Alex Moletta
Cenário e Figurinos: Luiz Oliveira Santos
Músicas e Direção Musical: Gustavo Kurlat
Arranjos e Produção Musical: Vicente Falek e João Paulo Nascimento
Orientador de Pesquisa: Hugo Villavicenzio
Preparação de Voz e Corpo: Verlucia Nogueira
Assistente de Cenografia e Adereços: Vânia Tosta
Cabelos: Nelson Batista
Cenotécnico: Edson Freire
Operador de Som: Gabriel Kavanji
Operador de Luz: Marco Vasconcellos
Serviço
Espetáculo “Nosotros”
Quando: sexta, 09 de fevereiro, 21h.
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).
Classificação etária: livre.
Duração: 80 minutos.
Entrada gratuita.
A peça foi contemplada no edital do Proac – Circulação da Secretaria do Estado da Cultura.