Guarda flagra sete homens por furto de barras de ferro de torre de energia
A Guarda Municipal de Campinas flagrou, na noite de quinta-feira, dia 11 de março, sete homens (sendo um menor de idade) furtando barras de ferro de torres de energia do Departamento Nacional de Infraestrutura, na região do antigo aterro do Parque Santa Bárbara. A corporação foi acionada por meio de uma denúncia.
No local, a Guarda também localizou quatro veículos usados pelos homens no furto.
Ao chegar no endereço da ocorrência, os guardas municipais encontraram uma torre já caída e pedaços de ferro cortados. Dois homens foram detidos no local e os outros cinco fugiram em um dos veículos, mas foram localizados posteriormente pela equipe do canil da GM.
Foram apreendidos os quatro veículos, um maçarico, uma caixa de ferramentas e 30 barras de ferro já cortadas da torre. A ocorrência foi encaminhada pela GM para a Polícia Federal, pois as torres são patrimônio da União.
Seis homens ficaram à disposição da Justiça pelo crime de furto qualificado e um, que era menor, foi liberado para os responsáveis.
Ação
A Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas está realizando ações especiais de patrulhamento e levantamentos de inteligência para localizar receptadores de material furtado, como cabos e fiação, em Campinas.
Segundo o secretário Christiano Biggi, é importante atuar em duas frentes: evitar os furtos e roubos e também agir contra a receptação, para barrar o comércio desse material.
Esse tipo de prisão é fundamental para evitar crimes dessa natureza, avalia Biggi, e é importante que a população ajude fazendo denúncias para a Guarda Municipal pelo telefone 153.