Grupo prioritário para vacina da gripe deve procurar postos de imunização
Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 107.376 pessoas foram imunizadas em Campinas contra a gripe, desde o início da campanha de vacinação, em 12 de abril. A vacina é em dose única e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
A secretaria alerta para a necessidade de os grupos prioritários procurarem os postos de vacinação para prevenção de quadros respiratórios graves que podem evoluir a óbito. A imunização também colabora no diagnóstico diferenciado da Covid-19 e tem reflexo na redução da sobrecarga no sistema de saúde, já impactado pela pandemia do novo coronavírus.
Até a última sexta-feira, 20 de maio, 1.916 puérperas tinham sido vacinadas, o que corresponde a 59,3% de cobertura vacinal, além de 38.245 crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. Nesse grupo, a cobertura vacinal está em 48%.
Entre as gestantes, a cobertura vacinal está em 47,1%, com 5.147 imunizadas, e entre trabalhadores da saúde, a cobertura é de 42,6%, com 5.147 vacinados. O levantamento mostra que 38.407 idosos com 60 anos ou mais receberam a vacina (cobertura de 18,7%) e 2.149 professores (16,1% do público-alvo).
A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas devem priorizar a imunização contra a Covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe.
Atualmente na segunda fase, alcançando idosos com 60 anos ou mais e professores, a campanha de vacinação contra a gripe continua aberta ao público-alvo da primeira etapa que ainda não foi imunizado: trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.
A terceira etapa terá início em 9 de junho e vai até 9 de julho alcançando pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de casa, as pessoas devem acessar o endereço https://zoneamento.campinas.sp.gov.br/saude.php?nome_campanha=Campanha%20Influenza%202021 e informar a localização da residência. Aparecerá uma janela na tela, com informações dos centros mais próximos, horários de vacinação e se possuem ou não vacina. Não é necessário fazer agendamento.