Folia com responsabilidade: Emdec leva ações educativas aos blocos carnavalescos

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) retoma, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, as ações de sensibilização voltadas aos foliões durante os eventos carnavalescos. Agentes da mobilidade urbana e educadores voltam às ruas com a proposta de reforçar mensagens de segurança no trânsito e incentivar atitudes responsáveis.

As abordagens educativas serão realizadas nos pontos de concentração e durante o fluxo dos blocos. Os educadores reforçam as mensagens sobre os riscos de combinar álcool e direção e utilizam um “bafômetro” educativo, realizando testes de alcoolemia para estimular a reflexão, sem caráter punitivo. Também serão distribuídos materiais informativos sobre o comportamento seguro no trânsito.

A mobilização educativa teve início durante o pré-Carnaval, no final de janeiro, e seguiu nos dias 7 e 8 de fevereiro. Cerca de 1,7 mil foliões já foram abordados para os testes educativos ou distribuição dos materiais.

“Com a presença nos blocos, a Emdec pretende reforçar que a responsabilidade no trânsito é parte fundamental da festa e que a escolha por alternativas seguras de deslocamento pode garantir que o Carnaval termine apenas com alegria e boas histórias para contar”, enfatiza Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.

Confira a programação prevista: 

  • 13/02 (sexta): Bloco Abre Alas. 

  • 14/02 (sábado): Carna Satélite Íris, Tomá na Banda, Bloco da Galinhada, Bloco da Vila. 

  • 15/02 (domingo): Carna Rock, Bloco Batuka, Bloco Tancredão, OMG – Refavela. 

A programação de abordagens é preliminar e pode sofrer ajustes, conforme a dinâmica de cada evento, ou a depender das condições climáticas.

Exit mobile version