Emdec interdita Marcondes Salgado, no Bosque, e pista interna da Heitor Penteado

Em função do volume acumulado de chuvas e fechamento de parques públicos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) bloqueou, na tarde desta segunda, 9 de fevereiro, o tráfego de veículos na rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás.

 

Devido ao fluxo de veículos identificado, ao invés de ativar a faixa reversível na rua Coronel Quirino como ocorre normalmente, o trânsito está sendo desviado da via expressa Waldemar Paschoal para a avenida Aquidabã. Assim, quem vem da Aquidabã e desce a rua Boaventura do Amaral para acessar o sentido Bosque deverá fazer o percurso pela Moraes Salles.

 

A Emdec também bloqueia para a circulação de veículos a pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP), no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). Agentes da mobilidade urbana sinalizam e orientam condutores sobre os desvios.

 

Para minimizar pontos de lentidão, os agentes da Emdec farão liberações pontuais do trânsito, a partir da observação do fluxo veicular.

As duas medidas são preventivas e estão alinhadas ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Prefeitura de Campinas. O objetivo é reduzir a circulação de condutores nessas regiões arborizadas, diminuindo o risco de acidentes, provocados por quedas de árvores, por conta das chuvas intensas.

 

Monitoramento remoto conta com 20 câmeras em pontos estratégicos

A Emdec também mantém o monitoramento de pontos sujeitos a alagamento; e realizará novos bloqueios preventivos, caso necessário. O Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) conta com o apoio de cerca de 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos para monitorar a circulação em dias de chuvas intensas.

Os condutores devem ficar atentos aos painéis informativos de led disponíveis em pontos estratégicos, que exibem alertas, em tempo real, sobre áreas a serem evitadas em situações de chuvas intensas. São 58 painéis distribuídos em sete eixos, suscetíveis a alagamentos (Norte-Sul, Orosimbo Maia, Taquaral, Princesa D’Oeste, Anchieta, Curtume e Sousas). Os alertas têm quatro níveis de severidade, a partir de padrões já adotados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Leia mais: Monitoramento da Emdec conta com câmeras em pontos estratégicos 
 

Serviço

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores

 

Exit mobile version