A Feira de Mulheres Empreendedoras estará presente neste próximo sábado, 16 de dezembro, e domingo, 17, das 11h às 20h, no Swiss Park (Avenida Wellman Galvão de França Rangel), em Campinas.
O evento contará com food trucks, 200 expositoras, feira de doação de pets (a partir das 12h), espaço kids, bingo, atrações musicais e a chegada do Papai Noel, que marcará presença no sábado, às 18h, e no domingo, às 17h. A iniciativa conta com o apoio do Swiss Park.
“A expressiva aceitação da Feira de Mulheres Empreendedoras reflete nosso compromisso em promover a autonomia das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, declarou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A história da Feira de Mulheres Empreendedoras
O programa Feira da Mulher Empreendedora teve sua primeira edição em 9 e 10 de março de 2022, iniciando com 80 mulheres e hoje contando com mais de 2 mil integrantes. O estímulo ao empreendedorismo se baseia em capacitações técnicas, visando promover a sustentabilidade econômica das iniciativas.
Atualmente, tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei 221/2023, da Prefeitura de Campinas, que busca institucionalizar, por meio de política pública, a Feira das Mulheres Empreendedoras. O projeto estabelece critérios de participação, priorizando mulheres atendidas nos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. As participantes do programa terão acesso a diversos benefícios, incluindo capacitação, apoio técnico e financeiro, oportunidades de networking, comercialização e difusão da cultura empreendedora feminina.
O Programa Feira das Mulheres Empreendedoras engloba três segmentos de atividade: a Feira Mulheres Empreendedoras, realizada bimestralmente; a Feira Mulheres Empreendedoras descentralizada, mensal, em vários pontos da cidade; e as lojas colaborativas no Campinas Shopping e Shopping Parque das Bandeiras, oferecendo às empreendedoras credenciadas a possibilidade de expor produtos e serviços em pontos de venda.