Experiência de Campinas com implantação de passagens de fauna é destaque em workshop regional

A experiência de Campinas na implantação, manutenção e monitoramento de passagens de fauna é um dos principais destaques do 1º Workshop de Passagem de Fauna, realizado na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, no Sesc Jundiaí. Técnicos da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e a secretária-adjunta, Marcela Pupin, participam do evento para apresentar as ações desenvolvidas pelo município, reconhecidas como referência na área ambiental.

Atualmente, o município conta com 31 passagens de fauna em operação, sendo 19 subterrâneas e 12 suspensas. “Esses números demonstram o compromisso e protagonismo da cidade na promoção da conectividade de habitats e na proteção da biodiversidade, destaca Marcela Pupin.

O workshop reúne profissionais, pesquisadores e interessados na temática ambiental com o objetivo de debater estratégias para ampliar a conectividade de habitats e reduzir o atropelamento de animais silvestres na APA Jundiaí-Cabreúva, região de grande relevância ecológica no interior paulista.

Promovida pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA) de Jundiaí, a iniciativa conta com a participação de especialistas da Cetesb, IPÊ, REET e da Prefeitura de Campinas. A programação inclui palestras técnicas que abordam desde o licenciamento ambiental até o monitoramento da efetividade das passagens de fauna, área em que Campinas acumula experiência prática e resultados positivos.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente da SMPUMA, Guilherme Lima, o encontro fortalece a troca de conhecimento entre instituições e municípios. “Reunir diferentes experiências permite ampliar o olhar sobre soluções eficazes para a proteção da fauna e para a gestão ambiental do território”, destacou.