Exército ajuda na recepção e separação de doações no Banco de Alimentos
Militares do 2º Batalhão Logístico Leve (2º B Log L), da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas, juntaram-se à rede de solidariedade para enfrentar a pandemia do novo coronavírus e, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, iniciaram as ações de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo Banco Municipal de Alimentos de Campinas e pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ambos instalados dentro da Ceasa Campinas.
Na atividade chamada de “Ação de Alimentação”, os militares atuarão em duas frentes: junto ao ISA, que recolhe e distribui alimentos doados pelos permissionários da Ceasa; e ao Banco de Alimentos de Campinas, que recebe os gêneros alimentícios de empresas e parceiros de fora da Ceasa. A colaboração foi definida em reunião ontem, segunda-feira, entre a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e autoridades do Exército.
No apoio ao ISA, os militares estão participando dos trabalhos de coleta, seleção, higienização e distribuição dos alimentos doados pelos permissionários da Ceasa ao ISA que, por sua vez, os distribui a instituições parceiras e famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros da cidade. Serão atendidas 900 famílias em 38 pontos de distribuição; 104 entidades; pacientes da rede hospitalar (45 pessoas); eventos sociais abertos à comunidade (sem fins lucrativos). As sobras, por sua vez, serão encaminhadas para pequenos pecuaristas, para consumo animal.
Para a gerente geral do ISA, Maria Carolina Loureiro Bicaro, o trabalho do Exército em parceria com a Prefeitura de Campinas significa garantir o direito à alimentação sem desperdício.
“Trabalhamos com famílias de extrema vulnerabilidade social e estamos com uma demanda maior devido à crise provocada pelo coronavírus. Como os permissionários também estão doando uma quantidade maior de alimentos, só com nossos funcionários, não seria possível fazer o trabalho e chegar às pessoas que estão precisando”, disse Bicaro, explicando que parte do seu pessoal está afastado, em quarentena.
ISA
O ISA é uma organização não governamental (ONG) que funciona dentro da Ceasa Campinas e tem por objetivo combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes. O ISA arrecada doações de frutas, verduras e legumes, depois seleciona, higieniza e distribui. São uma média de 33 mil pessoas assistidas por mês e centenas de entidades assistenciais.
A entrega para as famílias é realizada diretamente nos bairros de maior vulnerabilidade social da cidade. Este trabalho conta com o apoio da Ceasa, da Assoceasa (Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas) e de empresas mantenedoras.
Banco de Alimentos
Outra frente de trabalho do Exército está sendo buscar as doações de empresas ao Banco de Alimentos de Campinas para posterior distribuição aos beneficiados.
São alimentos não perecíveis que são entregues a entidades cadastradas junto ao órgão. Neste caso, o Exército também levará os mantimentos a algumas dessas instituições beneficiadas. De acordo com a administração do Banco de Alimentos, a demanda triplicou e, quanto mais ajuda chegar, mais pessoas poderão ser atendidas na outra ponta.
O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 120 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Assistência Social. Estas instituições atendem em torno de 32 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, entre outros.
O Banco combate o desperdício de alimentos. O órgão recebe doação de alimentos que poderiam ser descartados por estarem com validade próxima ou outro risco de desperdício – mas que estão com qualidade nutricional preservada e aptos para o consumo humano – que são rapidamente distribuídos e consumidos. O Banco assume a responsabilidade dos produtos doados e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.
Exército em Campinas
Em uma ação de apoio ao esforço de combate à Covid-19, as Organizações Militares da Guarnição de Campinas, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, iniciaram coletas de sangue a fim de manter os estoques dos bancos de sangue em um nível adequado às suas necessidades de funcionamento, contribuindo para a conscientização da população sobre a importância da manutenção das doações, mesmo em tempos de pandemia.
Nesta terça-feira e no próximo dia 8 de abril, as doações de sangue serão realizadas no 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL) e no 2º Batalhão Logístico Leve (2º B Log L).
Outra ação do Exército em Campinas ocorre no Hospital de Campanha da Unicamp, onde atuam na montagem da estrutura, segurança do equipamento, alimentação e transporte do pessoal envolvido no projeto. Quando a unidade começar a funcionar, atuarão também na desinfecção das instalações.