Geral

Exame pulmonar gratuito acontece neste sábado (19), em Campinas

Neste sábado (19), das 8h30 às 15h30, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, realizará um mutirão de exame pulmonar em 90 pacientes que aguardam na lista de espera. O procedimento de espirometria é fundamental para auxiliar no diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma patologia que, segundo dados do Ministério da Saúde, causa cerca de 40 mil óbitos anuais no Brasil.

A DPOC, condição grave que afeta o sistema respiratório, é predominantemente causada pela exposição à fumaça do tabaco, sendo uma das principais responsáveis por incapacidades e mortalidades. De fato, a DPOC é classificada como a quarta maior causa de morte globalmente.

A ação dos exames é resultado de uma parceria entre a Rede Mário Gatti e a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim, dentro do Programa Abraçar. O programa visa a promover serviços e ações que favoreçam o aumento do diagnóstico e tratamento da doença, uma vez que a detecção precoce desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Ao mesmo tempo, o Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) também adotou a iniciativa de um mutirão semelhante nesta semana. A ação tem previsão de continuar até 1º de setembro, de terça a sexta-feira, com o objetivo de realizar 240 exames, buscando identificar e encaminhar pacientes que possam estar sofrendo de DPOC para tratamento adequado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock