Eventos

Evento internacional de Ufologia em Campinas relembra os 40 anos da Operação Prato, a missão secreta da Aeronáutica que pesquisou UFOs na Amazônia.

Campinas recebe na semana que vem o XXI Congresso Brasileiro de Ufologia, que terá 14 conferencistas de várias partes do Brasil e ainda o inglês Gary King, especialista internacionalmente reconhecido no fenômeno dos agroglifos. O evento é uma promoção da Revista UFO, a mais antiga publicação sobre discos voadores do mundo, que tem o projeto de levar o assunto a todo o país. Este será seu quarto congresso neste ano, após Curitiba em março, Porto Alegre em maio, Belo Horizonte em julho. Todos com uma média de 400 participantes.

Para Campinas, no evento que se inicia no dia 22 e vai até o dia 24 de setembro, são esperados 350 participantes para assistirem palestras sobre os mais variados aspectos da Ufologia. Os temas variam conforme a especialidade dos conferencistas, mas conterão, ente outros, assuntos como abduções, contatos diretos, geração de híbridos, agroglifos documentos secretos, acobertamento governamental etc. Entre os conferencistas estão grandes nomes da Ufologia Brasileira, como Marco Petit, Alcione Giacomitti, Fernando A. Ramalho, Toni Kurowski, Thiago L. Ticchetti, A. J. Gevaerd etc.

Operação Prato

XXI Congresso Brasileiro de Ufologia terá dedicação especial a dois temas centrais: a Operação Prato e os agroglifos nas plantações. A Operação Prato foi a maior missão militar de que se tem notícia na história para investigar oficialmente discos voadores, e ocorreu na Ilha de Colares (PA), entre setembro e dezembro de 1977, portanto, há 40 anos. Cerca de 30 militares comandados pelo coronel Uyrangê Hollanda, do I Comando Aéreo Regional (COMAR I), tiveram contatos com UFOs e inclusive com um de seus tripulantes, com total conhecimento do Comando da Aeronáutica, mas guardado em segredo por décadas.

Vinte anos após o término da Operação, o coronel Hollanda procurou o editor da UFO, o jornalista A. J. Gevaerd, para oferecer seu testemunho inédito de tudo que ocorreu nos quatro meses da Operação. Os fatos são estarrecedores e rodaram o mundo em produções como do History Channel e National Geographic. Uma década depois da entrevista concedida pelo militar, a publicação pressionou o Governo Brasileiro a abrir seus arquivos secretos sobre UFOs na Amazônia, e então cerca de 2.000 páginas de documentos antes secretos, com quase 500 fotos de naves sobre a floresta, foram liberados e estão hoje no Arquivo Nacional, em Brasília.

Sinais em plantações

O outro tema central do XXI Congresso Brasileiro de Ufologia são as misteriosas figuras que surgem inexplicavelmente em plantações de trigo do Paraná e Santa Catarina desde 2008, antes chamados de círculos ingleses, por terem sua origem inicialmente na Inglaterra, nos anos 70, e agora denominado agroglifos. O tema é considerado um dos mais palpitantes e atuais da Ufologia, visto que a cada ano, com novas formações surgindo nos campos, novas descobertas são feitas. A Comunidade Ufológica Brasileira acredita que se tratem de mensagens de inteligências não humanas, pela ausência de vestígios dos autores e por sua natureza complexa.

No ano passado, duas figuras proeminentes marcaram o cenário nacional, uma ocorrida na cidade de Prudentópolis, no centro do Paraná, em 27 de setembro, e a outra em Ipuaçu, no oeste catarinense, em 30 de outubro. Os pesquisadores da UFO concentraram-se na de Prudentópolis, onde descobriram uma incomum e artificial fonte de emissão de radiação eletromagnética, sem qualquer explicação. Também foi descoberto por professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que fizeram análises em amostras de terra e de plantas dentro da área do agro, que o local havia sido inexplicavelmente esterilizado.

Evento internacional

XXI Congresso Brasileiro de Ufologia é aberto à população mediante inscrições antecipadas no site oficial, mas não é um evento que visa lucro, e sim a conscientização da população quanto à presença alienígena na Terra. Restam apenas 100 vagas. Além das 15 palestras, haverá também um jantar de confraternização com todos os conferencistas e um workshop sobre Exopolítica e Exodireito, proferido pelo advogado paranaense e doutor em Direito Flori Antonio Tasca, especialista no assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock