Geral

Evento faz retrospectiva sobre microexplosão ocorrida em Campinas

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, participou nesta sexta-feira, dia 3 de junho, do Workshop “Eventos meteorológicos extremos: A Região Metropolitana de Campinas seis anos depois”, promovido pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. O evento foi realizdo no Auditório da Embrapa Agricultura Digital e teve a parceria da Defesa Civil do Estado de São Paulo e da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). 

 

 

O workshop discutiu o fenômeno das microexplosões destrutivas que ocorreu em Campinas no ano de 2016 que mostrou a necessidade de monitoramentos meteorológicos mais específicos, para que o poder público esteja pronto caso fenômenos similares aconteçam novamente. Os participantes debateram o evento acontecido em Campinas, à época, nos âmbitos da previsão meteorológica, dos impactos causados na cidade e as ações tomadas pela Defesa Civil. Também houve apresentação do projeto do Centro de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a rápida resposta aos eventos extremos. 

 

Em sua fala, Furtado discorreu a respeito dos desafios da Defesa Civil frente aos exemplos meteorológicos extremos. “Não podemos esquecer deste desastre que aconteceu em Campinas em 2016. Ele representa um marco na história do município e precisamos buscar o aperfeiçoamento constate na busca pela Resiliência”, enfatizou.

 

A reunião teve ainda contribuições da professora Ana Maria Heumiski de Ávila, do Cepagri, que abordou a previsão do tempo em curto prazo (nowcasting), desafios e a proposta do Centro de Meteorologia da RMC; e do Tenente Coronel Eglis Chiarini, Comandante do 7° Grupamento de Bombeiros, fala sobre o papel dos bombeiros em face dos desastres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock