Eventos

Estúdio Cênico lança calendário de apresentações até novembro com espetáculos inéditos em Campinas

Casa teatral terá sessões gratuitas das montagens “Tá Esperando O Quê?” e a pré-estreia de “Invisíveis”, além de receber o grupo convidado “Os Adultos Estão na Sala”

O Estúdio Cênico, casa teatral independente de Campinas/SP, lançou neste mês o calendário de apresentações até novembro que acontecerão no espaço, que fica localizado no Jardim Proença. O ciclo começa já nos dias 20 e 21 de setembro, às 20h, com sessões abertas do espetáculo “Tá Esperando O Quê?”, montagem da própria companhia que estreou no Festevi, em Vinhedo/SP, e ganhou na ocasião os prêmios de melhor peça e melhor direção. A entrada para os dois dias é gratuita, com retirada de senhas meia hora antes.

O calendário segue para outubro quando, no dia 12, o Estúdio apresenta a pré-estreia do espetáculo “Invisíveis” – uma montagem própria voltada para o público infanto-juvenil. Em novembro, o espaço recebe ações do projeto “In.comodos”, com apresentações da peça “Os Adultos Estão na Sala”, da dramaturga Michelle Ferreira, ensaio aberto e oficina “De.compondo espaços” – ações contempladas pelo 5º Edital PROEC-PEX -2023 (519.2980219/24) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira abaixo as informações relativas a cada uma das ações dos próximos meses do Estúdio Cênico:

Espetáculo “Tá Esperando O Quê?”

Sinopse: O que estamos esperando?/ Chiu!  Já vai começar…/ O quê?/ Tá esperando o quê?/Isso, estamos esperando. O quê?/ Diz que é sobre o absurdo…e diz tudo e a gente não entende nada…/ Absurdo é eu ficar aqui esperando…/Esperando o quê?

Com a pesquisa na linguagem absurda e com a temática da espera que nunca acaba, dois jovens – Teteu e Lulu – supostos convidados da plateia, indagam as nossas esperas cotidianas, as subjetivas e objetivas, e que se relacionam com o Teatro do Absurdo. Através da interação entre os dois artistas, a plateia e o ‘especialista’ está posto o jogo e as perguntas que sempre respondemos no teatro (e na vida!): Quem, Como, Onde, Quando, O quê e Por quê.

Porque é um absurdo essas peças que dizem muito e que ninguém entende nada!

Ficha técnica:

Elenco: Matheus Oliveira, Malu Di Fabile | Participação Especial vídeo/áudio: Eduardo Meira de Vasconcellos | Direção, concepção de trilha sonora, figurino, maquiagem, cenografia: Cris Carvalho | Cenografia (vídeos): Matheus Oliveira | Iluminação: Eduardo Meira de Vasconcellos | Operador de vídeo: Gustavo Moura | Operador de iluminação: Mateus Gomes | Operador de som: João Zacchi

Serviço:

Apresentação do espetáculo “Tá Esperando O Quê?”

Dias 20 e 21 de setembro (sexta e sábado) | 20h

Local: Estúdio Cênico (Rua do Professor, 599, Jd. Proença – Campinas/SP)

Grátis | Retirada de ingressos 30min antes de cada sessão no local

14 anos

Espetáculo “Invisíveis”

Sinopse: E se tivéssemos o poder de ver pessoas invisíveis? É a partir desse questionamento que o grupo de teatro Estúdio Cênico apresenta a nova peça infanto juvenil Invisíveis. 

A obra gira em torno de uma criança, cujo os pais não tem tempo para tamanha curiosidade, o que, consequentemente a leva a ignorar também no dia-a-dia as pessoas que estão ao seu redor. 

Mas seu destino está prestes a mudar quando ela encontra o avô, um homem que apenas enxerga as obviedades cotidianas, e uma capa de chuva supostamente “mágica”. A partir desse encontro o personagem central passa a ter os primeiros vislumbres de inúmeras pessoas até então ocultas para ele, como uma vendedora ambulante, o homem jornal, e até um animado trio de artistas que se apresenta no farol, descobrindo que todas essas pessoas carregam histórias, vivências e sabedorias do dia a dia.

E é a partir desses encontros que ele começa a ver o mundo através desse poder mágico de olhar ao seu redor, e perceber a necessidade de também ser visto.

Ao longo da obra, o espectador acompanhará este personagem tornando-se adulto e envelhecendo, entendendo o valor de reconhecer a humanidade do outro, vendo e sendo visto. Tudo isso contado através de uma atmosfera poética, recheada de canções e imagens que encantam pessoas de todas as idades. 

Quantas pessoas incríveis nos passam despercebidas todos os dias? Quem são os Invisíveis?

Ficha técnica:

Elenco: Ana Fabrini, Bruno Nakamura, Danielly Cordeiro, Filipe Batista, Gustavo Moura e Mateus Gomes | Direção: Cris Carvalho | Dramaturgia Original: Cris Carvalho e Mateus Gomes | Diretor musical e trilha sonora original: Carlos Eduardo Dal Molin | Operador de som: João Zacchi | Iluminador: Eduardo Meira de Vasconcellos | Produção: Espaço Cultural Estúdio Cênico

Serviço:

Pré-estreia do espetáculo “Invisíveis”

Dias 12 de outubro (sábado) | 19h

Local: Estúdio Cênico (Rua do Professor, 599, Jd. Proença – Campinas/SP)

Grátis | Retirada de ingressos 30min antes de cada sessão no local

Livre

Ações do projeto “In.comodos”

Sinopse: Apresentação da peça ‘Os Adultos Estão na Sala’ em Centros Culturais da Região Metropolitana de Campinas” é um projeto de extensão contemplado pelo 5º Edital PROEC-PEX -2023 (519.2980219/24) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A proposta tem, como objetivo, apresentar a peça “Os Adultos Estão na Sala”, da dramaturga Michelle Ferreira, em Centros Culturais e Pontos de Cultura das cidades de Campinas – SP, Sumaré – SP e Santa Bárbara d’Oeste – SP, almejando, como público-alvo, membros das comunidades frequentadoras de tais espaços.

Como forma de democratizar o acesso à metodologia de trabalho do grupo, o projeto promoverá, também, ações formativas em casa espaço,  como a oficina “De.compondo Espaços” – atividade de compartilhamento teórico prático da pesquisa cênica de criação teatral em espaços não-convencionais, estudada desde 2021 pelos integrantes do projeto – e o ensaio aberto com montagem técnica e do espetáculo a ser apresentado.

Cada uma das ações formativas do projeto (oficina “De.Compondo Espaços” e Ensaio Aberto com Montagem Técnica) possuem 15 vagas disponíveis ao público, com a inscrição podendo ser realizada através de formulário no Instagram do grupo (@in.comodos_).

Ficha técnica:

Elenco: Bárbara Consales, Chiara Lazzaratto e Mariana Procopio | Direção: Leonardo Lisboa | Direção de Produção: João Portela | Concepção e Operação de Luz: João Portela | Concepção de maquiagem: André Luis Martins | Produção e Contrarregragem: Beatriz Grande

Serviço:

Ações do projeto “In.comodos”

– 31 de outubro (quinta) | Ensaio Aberto com Montagem Técnica da Peça “Os Adultos Estão na Sala”

– 01 de novembro (sexta) | 20h30 | Apresentação: “Os Adultos Estão na Sala”

– 02 de novembro (sábado) | 14h às 18h | Oficina “De.Compondo Espaços”

– 02 de novembro (sábado) | 20h30 | Apresentação: “Os Adultos Estão na Sala”

Local: Estúdio Cênico (Rua do Professor, 599, Jd. Proença – Campinas/SP)

Grátis | Retirada de ingressos 30min antes de cada sessão no local

Livre

O Estúdio Cênico 

O Espaço Cultural Estúdio Cênico é uma casa teatral independente localizada na cidade de Campinas/SP desde 2000. Suas frentes de trabalho englobam: cursos livres de teatro para todas as idades, tanto na sede, como em escolas parceiras (escolas de educação básica); teatro educação [onde busca instrumentalizar e dialogar com arte educadores(as), ampliando e buscando a valorização da vocação nos espaços educacionais e culturais em que atuam]; e ser artista, auxiliando na formação de jovens artistas, colaborando com a entrada de dezenas de alunos em universidades de Artes Cênicas, estimulando novos grupos de teatro, inserindo diversos profissionais no mercado de trabalho e promovendo festivais de teatro na cidade de Campinas/SP. 

O Espaço Cultural está situado no Jardim Proença, antigo bairro da cidade de Campinas, e possui, para além de salas utilizadas para fins pedagógicos, acervo de figurinos e espaço para pequenas apresentações – um galpão anexo, onde são mantidos e preservados diversos elementos de cenografia. Nesta sede também são promovidos eventos externos e abertos à comunidade, como festas juninas, saraus e excursões teatrais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock