Eventos

Espetáculo sobre inclusão social é apresentado em escolas da rede municipal

Inclusão social e respeito às diferenças é o assunto do espetáculo Cada um é Um, da Cia de Teatro Mundo da Lua, que será apresentado em Campinas e Sumaré neste mês e em outras cidades da RMC ao longo do segundo semestre com datas e locais a serem definidos. Nesta quinta-feira, o espetáculo será aberto ao público no Centro Cultural Maria Monteiro.

As apresentações para milhares de crianças fazem parte do projeto Viva a Diferença – 2ª edição, realizado via ProAC, com produção da Direção Cultura, consultoria de Campinas que há 17 anos atua na disseminação da arte e cultura.

Cada um é um é dirigido a crianças de cinco a 12 anos e composto de vários quadros e esquetes interpretados por três atores músicos que utilizam de música, mímica, clown e teatro de bonecos para falar sobre o respeito às diferenças e inclusão social. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um. Sempre com uma linguagem simples e de uma forma leve.

No início deste mês a peça foi apresentada na Escola Municipal Jardim Santiago, de Hortolândia e as crianças ficaram realmente encantadas. O espetáculo também auxiliou na temática da inclusão, sempre trabalhada com os alunos. “As crianças ficaram muito envolvidas com a peça e interagiram muito com a temática, que tem sido trabalhada com eles pela gente”, explica Elisandra Maria Marinho de Souza, diretora da instituição.

Sob direção de Ana Caldas Lewinsohn, o espetáculo é uma grande brincadeira que comunica em suas entrelinhas sobre o respeito e a aceitação do outro e sobre a existência das diversas singularidades. “As crianças entendem bem a mensagem do espetáculo, que traz o tema de forma muito sutil e lúdica. A gente fala das diferenças entre as coisas, as pessoas, as cores com muita simplicidade e leveza. Para as crianças é uma experiência muito divertida”, ressalta Valdo Matos, fundador do grupo Mundo da Lua Teatro e ator da peça.

As apresentações contam com o patrocínio de Villares Metals, Buckman e ArcelorMittal Gonvarri via ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

Workshop

O projeto, que conta com 22 apresentações em escolas públicas e espaços culturais abertos ao público, conta ainda com um workshop de teatro de papel para os educadores. Na atividade, os integrantes da Cia Mundo da Lua ensinam a como construir um teatro de papel. A montagem é apresentada aos alunos, que criarão as histórias e os personagens de acordo com um assunto previamente determinado em sala de aula.

Sobre a Cia. No Mundo da Lua

Fundada em 1992 por Valdo Matos e Renata Mucci, o grupo se destacou no aprimoramento do trabalho de ator como veículo fundamental de expressão teatral. Esse caráter singular de interesse pelo desenvolvimento técnico e artístico do grupo estendeu-se para as áreas de teatro de animação, a improvisação e as linguagens e técnicas do clown. A trupe já se apresentou por todo Brasil e na Espanha.

 

Sobre a Direção Cultura

Há 17 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Ficha Técnica

Atores: Valdo Matos, Renata Mucci e Adriel Job

Direção: Ana Caldas Lewinsohn

Cenários: Grupo Garrucha

Figurinos: Amarilis Arruda e Flavia Arruda

Técnico de som e iluminação: Gilberto Gatti

SERVIÇO

Campinas  

 20/06 – CEU – Vila Esperança (Rua Demerval Silva Pereira, s/n – Vila Esperança)

 120 alunos

apresentações às 9h30 e 14h30

22/06 – CENTRO CULTURAL MARIA MONTEIRO (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Vila Padre Anchieta)

Aberto ao público

10h e 14h

Sumaré  

23/06 – Emef Prof Eliana Minchim Vaughan (Rua Luiz Matias da Silva, 35 – Lot Nova Terra – Distrito de Nova Veneza – Sumaré)

 660 alunos

apresentações às 08h e 13h30

30/06 – Em Jardim Denadai (Rua Ezequiel Teles Mendonça N. 187 – Jd – Denadai)

600 alunos

apresentações às 08h e 13h30

18/08 – Em Jardim Maria Antonia (Rua Gervacina Alves Ferreira N. 565 – Jd – Maria Antonia)

 600 alunos

apresentações 10h e 13h30

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock