Connect with us

Geral

Esalq oferecerá vagas para alunos de escola pública via Provão Paulista

estudando-mulher

Voltado a estudantes da rede pública, o Provão Paulista nasceu como uma ideia da USP e será uma nova forma de ingresso no ensino superior. Ao todo, serão 13 mil vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), unidade da USP em Piracicaba, oferece anualmente 430 vagas para acesso a um dos seus sete cursos de graduação (AdministraçãoCiências BiológicasCiências dos AlimentosCiências EconômicasEngenharia AgronômicaEngenharia Florestal e Gestão Ambiental.)

A partir deste ano, além da Fuvest e do sistema Enem-USP, a Esalq passa a integrar oi Provão Paulista. São 63 vagas em todos os cursos da Esalq, que poderão ser acessadas por estudantes da rede pública.

Advertisement

“O Provão será a terceira porta de entrada na USP – além da Fuvest e do Enem – e oferecerá 1.500 vagas em todos os cursos, ou seja, cerca de 14% das vagas do vestibular”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na cerimônia de lançamento da iniciativa.

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais e dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A aplicação das provas será presencial, fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), poderão participar.

Advertisement

A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Vestibular – Além do Provão Paulista, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o vestibular da Fuvest. Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o concurso é o que tem mais vagas disponíveis: são 8.147 em cursos de graduação de diversas áreas. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare