Emdec suspende "Operação Bosque": General Marcondes liberada para circulação
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) suspendeu, na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, a “Operação Bosque”. Com isso, o tráfego de veículos está liberado na rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás; e deixa de ser praticada a faixa reversível na rua Coronel Quirino.
A circulação também está normalizada na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno do Parque Portugal, região da Lagoa do Taquaral.
A medida está alinhada à redução dos índices pluviométricos, monitorados pela Defesa Civil. Os bloqueios preventivos na região do Bosque e do Taquaral foram ativados na última segunda, 9, e são realizados quando o município atinge o índice de mais de 80 milímetros de chuvas acumuladas (estado de atenção) no período de 72 horas.
As ações da Emdec atendem ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Prefeitura de Campinas. O objetivo é reduzir a circulação de condutores em regiões arborizadas e prevenir sinistros (acidentes), envolvendo a queda de árvores.
Monitoramento remoto conta com 20 câmeras em pontos estratégicos
A Emdec também mantém o monitoramento de pontos sujeitos a alagamento; e realizará novos bloqueios preventivos, caso necessário. O Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) conta com o apoio de cerca de 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos para monitorar a circulação em dias de chuvas intensas.
Os condutores devem ficar atentos aos painéis informativos de led disponíveis em pontos estratégicos, que exibem alertas, em tempo real, sobre áreas a serem evitadas em situações de chuvas intensas. São 58 painéis distribuídos em sete eixos, suscetíveis a alagamentos (Norte-Sul, Orosimbo Maia, Taquaral, Princesa D’Oeste, Anchieta, Curtume e Sousas). Os alertas têm quatro níveis de severidade, a partir de padrões já adotados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Fale com a Emdec
As emergências de trânsito podem ser comunicadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec” ou pelo Whatsapp (19) 3731-2910, que também recebe chamadas de outras cidades. A população também conta com os telefones 199, da Defesa Civil, para reportar alagamentos, inundações e quedas de árvores; 193, do Corpo de Bombeiros, para situações de emergência; e o 156, da Prefeitura de Campinas, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.