Connect with us

Geral

Emdec reforça frota da linha BRT20 a partir desta terça, 17 de outubro

brt-bus

Por conta da migração antecipada dos usuários para a linha BRT20 (Campo Grande), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforça a frota em operação, com dois veículos adicionais, a partir desta terça-feira, 17 de outubro. A nova operação do BRT Campo Grande, que terá ao todo quatro linhas – duas semiexpressas e duas paradoras – está prevista para próxima sexta-feira, 20 de outubro.

A frota da BRT20 passa de oito para 10 veículos. O monitoramento da operação realizado pela Emdec entre os dias 16 e 17 de outubro identificou acréscimo de cerca de 20% na demanda, o que corresponde a cerca de 4 mil usuários. Até sexta-feira, dia 20, a BRT20 mantém a operação atual, com atendimento até o Terminal Mercado.

Desde o dia 16, para garantir desempenho e agilidade à operação do BRT, 10 linhas convencionais do transporte coletivo migraram do corredor exclusivo para as marginais da avenida John Boyd Dunlop. Com isso e a partir das ações de orientação à população realizadas pela Emdec, a migração para o BRT foi antecipada.

Advertisement

“Toda transição gera impacto, mas estamos monitorando a operação e adotando as medidas necessárias. Esse aumento de demanda indica que os usuários já estão entendendo as vantagens da utilização das linhas BRT, que são eficiência e agilidade no deslocamento”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A saída antecipada das linhas convencionais do corredor exclusivo foi uma estratégia adotada pela Emdec, que considerou a segurança dos usuários. Esse período de acomodação e orientação evita que os passageiros transitem de um lado a outro da avenida para utilizar as linhas BRT.

Nova operação BRT Campo Grande

Advertisement

A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora) e a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, será ampliada. Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A economia no tempo de viagem será, em média, de 10 minutos.

A linha semiexpressa (com parada em pontos específicos) BRT21 partirá do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo à estação Rossin, ao Terminal Satélite Íris e às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

A linha paradora (com atendimento em todas as estações do corredor) BRT25 partirá do Satélite Íris e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). E a BRT20, agora paradora, parte do Terminal Campo Grande e chegará até o Terminal Mercado, atendendo todas as estações do Campo Grande.

Advertisement

As linhas paradoras circularão, também, pelo Corredor Central (Rótula), atendendo aos terminais Mercado e Central, além de pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. Ambas irão operar de segunda a segunda-feira, até as 0h.

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Campanha Experimenta o BRT

Advertisement

Para orientar os usuários sobre as mudanças, a Emdec lançou a Campanha “Experimenta o BRT”. Desde segunda, 16, educadores e agentes da mobilidade orientam a população e distribuem folhetos informativos com detalhes sobre a nova operação.

As orientações prosseguem até o dia 27 de outubro, em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde, nas principais estações e terminais do BRT e, também, em pontos do Corredor Central (Rótula).

A campanha contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais, distribuição de folhetos e fixação de faixas informativas em todos os pontos de embarque e desembarque do corredor.

Advertisement

Desde o último sábado, 14, um carro de som percorre a região do Campo Grande, em dois períodos, divulgando a nova operação. A Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) também vêm realizando reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos. Já foram realizadas seis reuniões, com a participação de mais de 180 pessoas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare