3ª Corrida 5k - Jardim Picerno

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou um esquema operacional de trânsito e transporte para apoiar a 7ª Maratona de Campinas. O evento será no domingo, 14 de julho. São esperados 2.500 competidores. A competição terá concentração, a partir das 6h, na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na altura do número 1600, em frente à antiga sede da Administração Regional (AR) 2.

A previsão de duração das provas é de seis horas. A largada ocorre às 6h30, com término previsto para em torno das 12h30. A extensão das provas será dividida em revezamentos de 7, 14, 21 e 42 km. O percurso de 42 km é aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Principais medidas operacionais

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada de domingo, 14 de julho. Serão cerca de 60 agentes da Mobilidade Urbana diretamente envolvidos com o evento; além de equipes semafóricas e da Central de Monitoramento de Operações.

A partir da 0h, haverá bloqueio na avenida José de Souza Campos, entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada/chegada e concentração dos competidores. Por volta das 5h serão executados bloqueios totais em toda a extensão a ser utilizada da avenida Norte-Sul e no restante do percurso. 

Nos pontos críticos Norte-Sul x Orosimbo Maia; Antônio Duarte da Conceição x José Bonifácio Coutinho Nogueira; Carlos Francisco de Paula x Orosimbo Maia os agentes da Emdec abrirão passagem aos veículos quando houver brechas entre os atletas, a chamada “Operação Pare e Siga”.

O acesso à Igreja Menino Jesus de Praga será liberado por meio do compartilhamento da avenida Júlio Prestes e avenida Orosimbo Maia, com acessos pela Thomaz Alva Edson e Carlos Francisco de Paula, também com a “Pare e Siga”.

A maior parte dos trajetos das corridas será compartilhada entre os atletas e o trânsito, separados por cones. Ao todo serão operacionalizados 40 pontos, sendo que em 14 deles haverá bloqueio total, mesmo que só temporário, para a passagem dos atletas. O principal será o da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo para concentração, largada, passagem dos corredores e chegada das quatro provas (7k, 14k, 21k, 42k).

Trajetos de 7 e 14k

A corrida de 7 km terá o trajeto a partir da concentração prosseguindo pelas avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul, sentido Guarani-Taquaral) e Rosa Belloto Grande até a rua Araguaçu e segue pelas ruas Ary Barroso e Thomas Alva Edson. Neste ponto há um acesso para retomar a Norte-Sul (Taquaral-Guarani) até a avenida Orosimbo Maia (bairro/Centro), rua Maria Monteiro para o retorno à Orosimbo Maia (Centro/bairro), novamente para a Norte-Sul (Taquaral-Guarani), avenida Engenheiro Carlos Stevenson retomando a Norte-Sul (Guarani-Taquaral) para a chegada no mesmo ponto da largada.

O trajeto da corrida 14k terá o mesmo percurso de 7 km, repetindo o trajeto em duas voltas.

Trajetos de 21 e 42 k

O trajeto da 7ª Maratona de Campinas será feito em duas voltas pelo percurso de 21k. A largada de todas as corridas será às 6h30 a partir da concentração na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e segue pela via (sentido Guarani-Taquaral) até a avenida Rosa Belloto Grande alcançando, na sequência, as ruas Araguaçu, Cônego Pedro Bonhomme, Eduardo Nogueira, Professor Alexandre Chiarini, Engenheiro José Francisco Bento Homem de Mello, José Bonifácio Coutinho Nogueira. Os corredores chegam à avenida Dr. Carlos Grimaldi (contrafluxo) e percorrem trechos das ruas José Bonifácio Coutinho Nogueira, Dr. Antônio Duarte da Conceição, Amelia Benedita Lemos do Valle, Professor Alexandre Chiarini, Eduardo Nogueira, Cônego Pedro Bonhomme, acessam a rua Pompéia. A partir da Pompéia seguem pelas ruas Porangaba, Maurílio Augusto Vilas Bôas, Vital Brasil, Arlindo Carpino (contrafluxo) até a avenida Dr. Heitor Penteado pela pista interna (contrafluxo), contorna a Lagoa do Taquaral (contrafluxo), e alcançam novamente a rua Vital Brasil (pista interna). A partir daí começam a se dirigir para o final do trajeto pelas ruas Maurílio Augusto Vilas Bôas, Porangaba, Pompéia, acesso à Pompéia, Cônego Pedro Bonhomme, Araguaçu, Ary Barroso, Thomas Alva Edson de onde acessam a Norte-Sul (Taquaral-Guarani), avenida Orosimbo Maia (bairro-Centro), rua Maria Monteiro (retorno), Orosimbo Maia (Centro-bairro), Norte-Sul (Taquaral-Guarani), Engenheiro Carlos Stevenson e chegada, para os corredores dos 21k pela Norte-Sul (Guarani-Taquaral).

O trajeto da Maratona (42k) exige a repetição deste percurso, uma segunda volta pelo mesmo percurso de 21km.

Transporte público

As linhas de ônibus 211; 260; 332; 345; 348; 351; 355; 359; 368; 369; 371; 377; 380; 381; e 383 sofrerão interrupções pontuais durante a passagem dos atletas. Agentes da Mobilidade Urbana controlarão o fluxo viário facilitando o transporte coletivo e orientando usuários.

Ciclofaixa de lazer

Por conta da realização da 7ª Maratona de Campinas, o trecho da Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul não estará em operação na Avenida José de Souza Campos.

Programação dos 250 anos

A Prefeitura programou uma série de atividades em comemoração aos 250 anos de Campinas.

Abrindo a programação do dia 14, acontece a 7ª Maratona de Campinas, que vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas, para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 6h30, na avenida Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).

Na sequência, a partir das 10h, o encontro é na praça Carlos Gomes, com mais uma edição do Chefs Campinas. A expectativa para este ano é da participação de cerca de 15 mil pessoas.

Para fechar o dia da aniversariante, a Arautos da Paz receberá um show com a Orquestra Sinfônica Municipal e a dupla Chitãozinho e Xororó, a partir das 18h. O evento está sendo patrocinado pela Patriani, Covabra, Artesano Urbanismo, Unimed e Royal Palm Plaza Resort Campinas.

Banda Sinfônica do Exército

Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.

As dúvidas sobre trânsito e transporte podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec.