Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus
Preservar e cuidar do meio ambiente faz parte dos esforços da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Em uma de suas iniciativas recentes, a empresa deu início ao plantio de mudas de árvores nativas em terminais de ônibus da cidade, como parte do programa Emdec +Verde.
A ação também envolve a Secretaria de Transportes (Setransp) e começou pelo Terminal BRT Campo Grande. Também já foram alcançados os terminais BRT Satélite Íris e BRT Santa Lúcia. Outros terminais serão contemplados ao longo das próximas etapas. A previsão é que mais de 1,1 mil mudas sejam plantadas.
No Terminal BRT Campo Grande, foram escolhidos espaços estratégicos, com a plantação das espécies sendo realizadas nos canteiros. Um dos espaços recebeu plantios concentrados, visando a formação de um mini bosque.
“Essa ação, além de favorecer grande parte da população, também é um incentivo para que todos cuidem e preservem o meio ambiente. Passageiros, assim como os trabalhadores, poderão desfrutar de um clima mais agradável e sustentável”, avaliou o diretor de Mobilidade e Sustentabilidade da Setransp, Aparecido Souza Santos (Cidão Santos). “A ideia é ampliar o projeto e transformar espaços em locais cada vez mais agradáveis e alinhados com um dos bens mais preciosos que dispomos, a natureza”, finalizou.
Ilhas de calor mapeadas por superdrone
O plantio de mudas nativas é resultado de um diagnóstico ambiental prévio, que incluiu medições da temperatura superficial dos terminais, realizadas com o uso do superdrone da Emdec. O levantamento identificou pontos críticos, com temperaturas que podem chegar a 60°C, caracterizando a presença de ilhas de calor urbano. Diante desse cenário, o projeto tem como principal objetivo mitigar os efeitos do aquecimento nas áreas pavimentadas, contribuindo com a redução da temperatura ambiente e a melhoria da sensação térmica nos terminais.
“Buscamos fortalecer a biodiversidade, mirando em mais qualidade de vida, através do plantio das espécies nativas. Essas mudas plantadas aqui trazem mais equilíbrio para o clima, diminuindo as ilhas de calor e purificando o ar que respiramos”, compartilhou Nelson Ayres, técnico de Mobilidade Urbana da Emdec, que também é técnico em Meio Ambiente.
Ayres explica que a arborização também deve promover mais conforto aos usuários do transporte público e profissionais que atuam nos terminais, que vão poder contar não só com a melhoria na qualidade do ar, mas também com o aumento da oferta das áreas de sombra.
Do total previsto, 745 mudas são espécies frutíferas nativas e 360 de espécies nativas não frutíferas. A escolha prioriza o fortalecimento da biodiversidade urbana. Além disso, possibilita suporte à pequena fauna, atraindo aves e polinizadores, e incentiva a educação ambiental e a valorização da flora regional.
Cidadania e sustentabilidade
O plantio no Terminal Campo Grande teve a participação de reeducandos, reforçando o caráter socioambiental da iniciativa, que integra preservação ambiental, cidadania e inclusão social. Em outras ações, a empresa contou com o apoio dos reeducandos do programa que estimula a reinserção social de sentenciados do sistema prisional, como em um plantio de mudas de ipê, para criação de um mini bosque na sede da empresa, na Vila Industrial.
Iniciativa Emdec + Verde
A ação faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo grupo “Bem Maior”, que, além da causa social, abraça também a causa ambiental e animal. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a construção de uma cidade mais resiliente, arborizada e ambientalmente equilibrada.