Emdec prepara operação especial para o fim do Horário de Verão
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prepara uma operação especial para o fim do Horário de Verão. A partir da zero hora do próximo domingo, dia 17 de fevereiro, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Essa alteração do horário provoca a necessidade de atualização da rede semafórica do município e, também, dos validadores do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte público coletivo municipal. O trabalho garante que a rede semafórica funcione adequadamente e que o uso do cartão do Bilhete Único (BU) não seja prejudicado.
Na manhã do domingo, equipes de técnicos semafóricos da Emdec irão ajustar os relógios de todos os 550 cruzamentos semaforizados da cidade. O trabalho será realizado em duas etapas. Em tempo real, os relógios dos controladores de 393 cruzamentos semaforizados que estão interligados com a Central de Monitoramento de Operações da Emdec serão ajustados remotamente.
Já o ajuste dos semáforos que não estão interligados à rede deverá ser feito nos locais. Equipes semafóricas da Emdec irão percorrer 157 cruzamentos para realizar a atualização do horário.
O trabalho é de fundamental importância porque a operação dos semáforos sofre variações ao longo do dia, de acordo com o volume de veículos em cada período, nos picos da manhã, do meio do dia, da tarde e em entrepicos.
Transporte coletivo
Como o horário registrado nos validadores dos veículos do sistema de transporte público é essencial para que o cartão do Bilhete Único funcione adequadamente, por conta do período de integração de 2h, os equipamentos dos veículos também serão ajustados. No entanto, a operação não provocará alterações significativas na operação do transporte coletivo municipal, porque o relógio dos validadores será atualizado somente depois da recolha dos veículos para a garagem, na noite de sábado.
A única alteração ocorrerá na frota do Serviço Corujão, que entrará em operação a partir da 0h do novo horário, já com os validadores atualizados. O sistema de transporte público coletivo municipal tem uma frota de 1,1 mil veículos.
Radares
Os equipamentos de fiscalização eletrônica também terão os relógios ajustados. A ação é realizada automaticamente, pela empresa prestadora do serviço.