Atenta ao consumo de álcool nas festas de fim de ano e às férias escolares, que podem ocasionar uma maior incidência de sinistros (acidentes) com pipas e cerol, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, nesta semana, duas ações educativas que buscam a conscientização por um fim de ano mais seguro. Nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, motociclistas foram orientados e receberam antenas corta-pipa. E na quarta-feira, dia 20 de dezembro, serão realizadas abordagens em bares, sobre o perigo da combinação de álcool e direção.
Bares da região do Guanabara, Vila Nova e Bonfim receberão a visita da equipe de Educação da Emdec nesta quarta-feira (20/12), das 18h às 20h30. Durante a ação, os consumidores serão alertados sobre a importância de manter as bebidas alcoólicas distante da direção, e terão a oportunidade de testar a presença de álcool, soprando em etilômetro. Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, as abordagens foram realizadas em bares da região do Cambuí.
O uso de álcool foi o principal fator/conduta de risco (29,8%) observado nos sinistros fatais ocorridos nas vias urbanas de Campinas em 2022, segundo o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito, divulgado pela Emdec no último dia 27 de novembro. A análise foi realizada pelo Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, do qual a empresa faz parte, a partir de amostra de casos.
Já na nesta terça-feira (19/12), das 9h às 11h, os motociclistas que passaram pelo Balão do Londres, na avenida John Boyd Dunlop (JBD), tiveram a oportunidade de reforçar a sua segurança. A equipe de Educação da Emdec distribuiu antenas corta-pipa, em iniciativa que também orientou os condutores de motos sobre outros cuidados, como o respeito à velocidade e o uso correto do capacete. Também segundo o Relatório Anual, a avenida JBD é a mais perigosa de Campinas, concentrando 10,9% do total de mortes em vias urbanas nos últimos cinco anos.
Na semana passada, no dia 14 de dezembro, a ação de distribuição de antenas corta-pipa foi realizada na avenida Aquidabã.