Emdec implanta banners educativos para reduzir mortes na John Boyd Dunlop
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou nesta segunda-feira, dia 21 de março, a instalação de banners educativos sobre segurança viária na Avenida John Boyd Dunlop (JBD). A ação integra o conjunto de estratégias da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na avenida.
São dois modelos de banners, medindo 200 x 70 cm, que chamam a atenção para as mortes e para a velocidade. Um tem os dizeres: “A VIDA DEVE FLUIR PELA JOHN BOYD. NÃO ACABAR NELA.”. O outro lembra: “10 KM/H A MENOS NO VELOCÍMETRO PODEM FAZER A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE.”.
São questões muito importantes: andar dentro da velocidade máxima permitida e respeitar a sinalização viária. Estamos com ações constantes para atingir o objetivo de acabar com as mortes por acidente de trânsito na John Boyd”, enfatiza Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Ao todo, serão instalados 40 banners ao longo da Avenida John Boyd Dunlop, desde a intersecção com a Avenida Império do Sol Nascente, na região do Jardim Aurélia, até a Praça João Amazonas, na região do Jardim Maracanã.
Vistorias técnicas
Também nesta segunda, 21, a Emdec recebe o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Viária Global (BIGRS) e do WRI Brasil para a realização de inspeções de segurança viária na JBD. As atividades serão desenvolvidas até quarta-feira, dia 23 de março.
Durante o período, especialistas em segurança viária irão percorrer todo o corredor para diagnosticar os principais riscos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que circulam pela região. Além disso, os pontos com ocorrências graves e mortes no trânsito serão avaliados em detalhe, com o objetivo de identificar como os elementos de infraestrutura da via podem ser aprimorados.
Sinalização
No último dia 7 de março, a Emdec iniciou as ações de reforço e revitalização da sinalização viária na Avenida John Boyd Dunlop, também dentro da “JBD: Morte Zerø no Trânsito”. Os trabalhos são realizados desde o “Balão do Santa Catarina” até o final do eixo da avenida.
Além da pintura de solo, também são previstas a implantação de mais de 120 placas. Os trabalhos prosseguem ao longo deste mês.
Campanha
A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” foi lançada em 25 de fevereiro, pelo prefeito Dário Saadi e pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. A iniciativa contempla quatro pilares: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções na geometria viária); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana).
As ações de conscientização começaram em fevereiro, com blitze educativa em trechos da avenida. A campanha se estende até junho.