Connect with us

Geral

Emdec cria nova linha para promover integração com BRT Campo Grande

BRT Campo Grande

Para reforçar o atendimento do transporte público coletivo no bairro Jardim Florence II e promover a integração com as linhas do BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou a linha 227 (Jardim Florence II/Terminal Satélite Íris). Ela começa a circular nesta sexta-feira, 20 de outubro, juntamente com o início da operação de três novas linhas BRT – duas semiexpressas (atendem a estações e pontos específicos) e uma paradora (atende a todas as estações do corredor).  

A linha ligará o Florence II ao Terminal Satélite Íris, permitindo a conexão com as linhas BRT a partir deste ponto. O atendimento da nova linha 227 é semelhante ao realizado pela linha 229 (Jardim Florence II) até o Terminal Satélite Íris. Porém, a 229 mantém o itinerário atual até a região central, mantendo a frota de oito veículos.   

“Será mais uma opção de deslocamento para os usuários da região do Florence II. Criamos o atendimento sem reduzir a frota da linha 229, que já opera na região”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

Advertisement

A criação de uma linha alimentadora/circular entre o Florence II e o Terminal Satélite Íris já vinha sendo discutida pelas equipes de planejamento da Emdec. E foi uma demanda apresentada pela população em reuniões da Campanha “Experimenta o BRT”, realizadas desde o dia 4 de outubro. Mais de 250 pessoas já participaram.    

A primeira partida da 227 será às 4h40 do Terminal Satélite Íris, em direção ao Florence II. Ela irá operar com um veículo em dias úteis, sábados e domingos, com intervalos de 40 minutos.    

A medida adotada pela Emdec antecipa o futuro sistema de transporte público coletivo, que será tronco-alimentado. A ideia é que linhas alimentadoras conectem os usuários dos bairros até os terminais, viabilizando a integração com as linhas BRT20 (existente) e BRT21, BRT25 e BRT26 (que passam a operar a partir do dia 20 de outubro).  

Advertisement

Nova operação BRT Campo Grande    

A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora) e a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, será ampliada. Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A economia no tempo de viagem será, em média, de 10 minutos.    

A linha semiexpressa (com parada em pontos específicos) BRT21 partirá do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo à estação Rossin, ao Terminal Satélite Íris e às estações PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).   

Advertisement

A linha paradora BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo todas as estações do corredor a partir daí e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). E a BRT20, agora paradora, parte do Terminal Campo Grande e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central, atendendo todas as estações do Campo Grande.    

As linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. Ambas irão operar de segunda a segunda-feira, até às 0h.     

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt  

Advertisement

Consulte sua linha   

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Também é possível consultar horários de partida e itinerários no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.   

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.   

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare