Emdec começa a trabalhar de madrugada para apoiar a Corrida Track & Field no domingo (9/11)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai prestar apoio operacional para a realização da “Corrida Track & Field Experience AMZ Running”, sinalizando e orientando a circulação de veículos e pedestres, no domingo (9/11). Serão duas provas com percursos de 7 e 14 km.

 

As largadas acontecem simultaneamente às 8h e o percurso termina por volta das 10h. As chegadas acontecerão no mesmo ponto das partidas. O evento tem como ponto de referência inicial e final o entroncamento da rua Conceição com a Praça da Imprensa Fluminense, Centro de Convivência, no bairro Cambuí. Pelas inscrições realizadas previamente, são esperados 1.200 corredores.

 

Ações operacionais

A Emdec inicia as ações operacionais na madrugada de domingo (09/11), com reserva de vagas na rua Conceição, entre a avenida Júlio de Mesquita e rua São Pedro, lateral do Centro de Convivência. A proibição de estacionamento durante a noite garante maior fluidez ao tráfego durante as provas.

 

Às 3h da manhã já serão distribuídos os cones nas vias onde o percurso das corridas será compartilhado com os veículos, a partir do ponto de encontro, no Centro de Convivência. Desde as 7h, os operadores estarão alocados nos pontos de bloqueio da rua Conceição, entre a avenida Júlio de Mesquita e rua São Pedro, para montagem do Pórtico.

 

A partir das 7h serão efetivados todos os bloqueios e compartilhamentos de vias com cones, com orientação aos pedestres e motoristas. A largada acontece às 8h. Os bloqueios serão liberados progressivamente, com a passagem dos atletas, até o término das provas, previsto para as 10h.

 

Bloqueios totais

 

– Ruas Conceição, Maria Monteiro e José Pires Neto: após a largada, os organizadores irão compartilhar com cones a rua Conceição e a Maria Monteiro entre o Pórtico e a rua General Osório, para o retorno dos corredores pelo lado direito da via e veículos pela faixa esquerda (no sentido do trânsito);

– Rua Engenheiro Carlos Stevenson, entre a rua José Pires Neto e avenida Jose de Souza Campos (sentido Guarani – Taquaral);

– Rua Rosa Belotto Grande, entre a avenida José de Souza Campos e rua Araguaçu;

– Rua Araguaçu, entre as ruas Rosa Belotto Grande e Floriano Fernandes Lopes;

– Rua Cônego Pedro Bonhomme, entre as ruas Floriano Fernandes Lopes e Maria Augusta de Carvalho Reis;

– Ruas Cônego Pedro Bonhomme, Araguaçu, Thomas Alva Edson, vias com bloqueio total no sentido natural de trânsito das vias;

– Avenida José de Souza Campos (Taquaral – Guarani) entre as ruas Thomas Alva Edson (ferradura) e Sampainho, haverá compartilhamento no mesmo sentido da via, porém, com predominância de espaço para os corredores, que ocuparão as duas faixas da esquerda

– Avenida José de Souza Campos (Taquaral – Guarani), entre as ruas Sampainho e Coronel Francisco de Andrade Coutinho;

– Rua Coronel Francisco de Andrade Coutinho, entre a avenida Jose de Souza Campos e rua Maria Monteiro.

 

Trânsito: pontos de operação com agentes da Emdec

 

No total, serão 26 pontos com o trânsito operacionalizado pelos agentes da Emdec. Vários outros pontos terão bloqueios parciais ou vias compartilhadas.

 

Pelo menos 48 agentes da Mobilidade Urbana estarão diretamente envolvidos na operação. Eles vão realizar bloqueios e monitorar o trânsito, orientando motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público coletivo. Equipes semafóricas e técnicos do Centro de Controle Operacional prestam apoio remoto ao evento.

 

A Emdec implantou oito faixas informativas para orientar motoristas, pedestres e ciclistas sobre bloqueios e compartilhamentos nas vias do percurso.

 

A Ciclofaixa de Lazer da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) funcionará normalmente após a corrida.