Geral

Emdec altera trânsito e transporte para Circuito Cidades Paulistas CPFL

Em razão do “Circuito Cidades Paulistas CPFL”, que ocorre no domingo, dia 26 de agosto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza medidas operacionais de trânsito e transporte. A prova acontece na região central e abrange corrida e caminhada de 5k e 10k, com largada às 8h.

 

 

 

O Circuito Cidades Paulistas faz parte da programação do Circuito Energia do Instituto CPFL, que leva eventos esportivos gratuitos a municípios paulistas. A realização é uma parceria entre o instituto e a Prefeitura de Campinas, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo.

 

 

 

As duas provas têm concentração e saída do Largo do Rosário. O trajeto de 5k será feito pela Avenida Francisco Glicério, e pelas pistas internas das vias Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia. O percurso segue pela Rua Sacramento, onde os corredores deverão acessar a pista externa da Avenida Orosimbo Maia, retornando na esquina da Avenida Francisco Glicério, acessando novamente a pista interna da Orosimbo Maia e prosseguindo pelo mesmo trajeto até o Largo do Rosário.

 

 

 

O trajeto de 10k repete a sequência de vias da prova de 5k até o retorno à pista interna da Orosimbo Maia. Depois de repetir o trajeto inicial (Orosimbo Maia, Anchieta, Irmã Serafina e Moraes Salles), ao invés de prosseguir ao Largo do Rosário, os corredores deverão cumprir retorno no cruzamento com a Rua Dr. Quirino, retomando o percurso pela pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles.

 

 

A prova de 10k continua pelas pistas internas das vias Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia, prosseguindo até acessar a Rua Delfino Cintra. No cruzamento com a Rua Barreto Leme, o trajeto prevê retorno pela Delfino Cintra até o acesso a Orosimbo Maia. Neste ponto, os corredores deverão retornar pelas mesmas vias internas da largada, até o Largo do Rosário, onde a prova será finalizada.

 

 

 

Ações de trânsito

 

 

A operação programada pela Emdec para apoiar o evento começa a partir das 4h, quando a Avenida Francisco Glicério será bloqueada, entre a Rua General Osório e a Avenida Dr. Campos Sales. A partir das 6h, Agentes da Mobilidade Urbana irão monitorar a concentração de largada no Largo do Rosário. Este ponto receberá gradis e cones para indicação de trânsito compartilhado.

 

 

 

O esquema operacional prevê 17 cruzamentos com pontos de apoio, que serão monitorados pelos agentes da Emdec e liberados ao final da corrida. As intervenções incluem travessias compartilhadas com veículos e pontos de bloqueio, que começam a ser sinalizados a partir das 7h30.

 

 

 

A Avenida Francisco Glicério terá uma faixa compartilhada com veículos e ônibus, até a Moraes Salles. Também estarão liberadas para circulação as pistas externas das vias Moraes Salles, Irmã Serafina e Anchieta. As pistas internas dessas vias serão utilizadas no trajeto da corrida e estarão totalmente bloqueadas. Haverá pontos de travessia com operação de Agentes da Mobilidade Urbana nos seguintes cruzamentos: Conceição x Irmã Serafina; General Osório x Anchieta; Benjamin Constant x Anchieta; Barreto Leme x Anchieta; Major Solon x Anchieta; e Sacramento x Orosimbo Maia.

 

 

 

A pista interna da Avenida Orosimbo Maia estará bloqueada, desde o cruzamento com a Rua Visconde de Taunay até a Delfino Cintra. A pista externa estará liberada para a circulação. Haverá bloqueio total em trecho da Rua Delfino Cintra, entre as vias Orosimbo Maia e Barreto Leme.

 

 

 

Equipes semafóricas irão realizar as intervenções necessárias na programação dos semáforos localizados nas vias afetadas pelo circuito. O esquema operacional envolve cerca de 40 profissionais da Emdec, entre agentes da Mobilidade Urbana, da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas.

 

 

 

Impactos no transporte

 

O circuito provoca alterações no itinerário de 52 linhas de ônibus. São elas: 114; 115; 117.1; 121; 131; 133; 135; 136; 154; 161; 171; 190; 192; 197; 212; 229; 230; 240; 244; 249; 260; 265; 271; 271.1; 311; 312; 317; 331; 332; 342; 345; 346; 348; 355; 357; 359; 360; 360.1; 362; 364; 367; 368; 371; 377; 380; 381; 382; 383; 386; 410; 413; e 416. Agentes da Emdec estarão posicionados em onze pontos para operacionalizar o desvio das linhas para vias alternativas e orientar os usuários do transporte público coletivo sobre os pontos de parada mais próximos.

 

 

 

Dúvidas, ligue no “Fale Conosco Emdec 118”.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock