Em nome da cidade, prefeito presta homenagem ao fotógrafo Luiz Granzotto
O prefeito Dário Saadi homenageou, na manhã desta segunda-feira, 31 de maio, o fotógrafo Luiz Antonio Granzotto, que, após 49 anos e três meses de trabalho dedicados a registrar em imagens os fatos relevantes para Campinas, se aposenta amanhã.
Durante a homenagem, o Dário e Granzotto recordaram momentos da cidade. O prefeito entregou ao servidor uma placa em metal com o brasão da prefeitura. “Em nome da Prefeitura e de toda a população de Campinas, estou agradecendo. Foram 50 anos de trabalho fazendo o registro fotográfico da nossa história recente”, declarou o prefeito. “Que esta nova fase da sua vida seja mais brilhante, com muitas fotografias pela frente ainda”, completou Dário.
O fotógrafo retribuiu. “Eu agradeço a cidade de Campinas pelo privilégio e também ao prefeito Dário. Sou de Araraquara, mas recebi o título de cidadão campineiro. Além disso, fiz muitas amizades durante todo o período em que estive na prefeitura”, disse Granzotto.
História
Granzotto começou a trabalhar na Prefeitura em fevereiro de 1972, na gestão do então prefeito Orestes Quércia. Testemunhou a passagem de 19 governos. “Na época, não tinha toda esta modernidade. Trabalhávamos com negativo e revelação de fotos”, conta ele.
Em sua longa trajetória como fotógrafo do Gabinete do Prefeito, Granzotto registrou muitos fatos históricos, curiosos e festivos da cidade de Campinas. Fotografou presidentes da República, autoridades políticas de todo o país, celebridades nacionais e internacionais. “Tive o privilégio de registrar muitas visitas, inaugurações e comemorações em Campinas”, disse ele.
Granzotto também acompanhou momentos tristes na cidade, como a morte dos prefeitos Magalhães Teixeira, em 29 de fevereiro de 1996, e Antônio da Costa Santos, em 10 de setembro de 2001.
Ele também se adaptou às novas tecnologias, passando da foto com negativo para as modernas câmeras digitais.
A partir da aposentadoria, Granzotto planeja digitalizar o arquivo fotográfico da Prefeitura para que toda a população possa ter acesso às imagens. Pretende também escrever um livro contando as histórias desses quase 50 anos como fotógrafo da Prefeitura.